livros

Biblioteca da Regional Goiás recebe mais de 800 livros e audiovisuais

Por weberson dias. Em 10/08/16 17:20.

Os títulos e material audiovisual são oriundos de doações e compras.

A Biblioteca da Seccional Regional Goiás da UFG adquiriu na última semana um total de 654 exemplares de títulos novos e atualizados oriundos. As novas aquisições para o acervo serão úteis para todos os cursos da regional: Administração, Arquitetura, Direito, Educação do Campo, Filosofia e Serviço Social. A biblioteca também recebeu livros clássicos da literatura. Além da aquisição de livros via compras, a unidade também recebeu uma doação significativa de livros da biblioteca particular do professor da Administração Carlos Alberto do Nascimento, em julho deste ano. A doação representou cerca de 150 livros a mais na unidade. Todos os livros já foram catalogados e podem já estão disponíveis para toda a comunidade da UFG.

livros2livros

Para a Adriano Leite, estudante do 1o período do curso de Direito da 2a turma especial, a aquisição é muito importante. “Considerando que os livros são atualizados e que abrangem uma gama muito grande das áreas de conhecimento do Direito, não restam dúvidas que, pra nós, será uma fonte de pesquisa inesgotável, necessária e muito bem-vinda”, assegurou ele.

Adriano Leite

A estudante do 5o período de Serviço Social, Paula Oliveira, acredita que com a chegada das novas obras vai diminuir a defasagem das referências básicas do Projeto Pedagógico do curso. “Sem dúvidas que a chegada desses livros é muito importante, uma vez que o nosso acervo ainda é muito pequeno”, disse. “É fundamental a garantia e o acesso às obras que possibilitem a ampliação do conhecimento e uma formação sólida e crítica”, destacou a estudante.

Melhorias

“Vejo a chegada de novos livros com bastante alegria. Além de abrilhantar nosso acervo já existente, vai agregar mais conhecimento aos usuários da biblioteca. Nosso acervo está em expansão e em breve vamos mudar para uma nova biblioteca”, destacou a bibliotecária Esdra Basílio. Segundo ela, além dos livros impressos, chegaram vários materiais audiovisuais que serão expostos na biblioteca nova. “Convidamos a todos os alunos a visitarem nossa biblioteca”, convidou.

Esdra

Segundo o professor do Direito, Vitor Freitas, as novas aquisições são sinônimos de melhorias inquestionáveis. Ele explicou que um dos critérios para a compra é que os títulos sejam suficientes para o total de alunos de cada curso, conforme recomendação do MEC. “Além dos livros terem que ser suficientes para contemplar o maior número de estudantes, nos atentamos também à qualidade do conteúdo dos livros”, disse. O professor destacou ainda que a biblioteca da Regional tem observado as tendências das publicações virtuais. “No meu caso, eu dou privilégio a obras mais clássicas, mais teorias e livros menos descartáveis”, adiantou.

Quem também acompanhou o processo de compras dos novos livros, foi o professor José Gonzalo Armijos Palácios. De acordo com ele, que foi membro da comissão de compras de livros, antes da aquisição, os professores fazem as indicações de compras, observando o projeto pedagógico elaborado para o curso. “No curso de Filosofia, geralmente solicitamos a compra de obras clássicas, comumente na linguagem original da publicação. Hoje, o curso de Filosofia tem um acervo fundamental, com obras escritas há mais de 2 mil anos”, asseverou.

A professora Geovanna Ramos, chefe da unidade de Ciências Humanas e docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo, acredita que com os novos livros serão base para discussões sobre o curso relativamente novo. "Enquanto pedagoga, docente e historiadora, vejo como alto extremamente positivo, pois nosso curso é novo e as discussões ainda estão em construção, embora a Educação do Campo não seja um tema novo. Será importante para alunos e professores", finalizou.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás