fica

Regional Goiás é parceira do FICA 2016

Por weberson dias. Em 17/08/16 14:42.

O Fica é hoje um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico mundial.

 

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica, chega à sua 18ª edição em 2016 e mais uma vez a Regional Goiás da UFG é parceira do evento que acontece na Cidade de Goiás de 16 a 21 de agosto. A Universidade vai ceder o espaço físico da UAE de Ciências Humanas (Colégio Santana) e docentes estão propondo oficinas. Este ano, o Fica já está na 18ª edição e selecionou 22 filmes que trabalham temas como conscientização ambiental, cultura e cidadania. A primeira edição do Fica foi realizada em 1999, organizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga. No ano passado, a Cidade de Goiás recebeu mais de 40 mil pessoas durante o ‪‎Fica.

 

Programação

Este ano, na Mostra Competitiva, o Festival apresenta 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e 10 brasileiras. A participação internacional fica por conta de produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Entre os brasileiros, 4 filmes são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo. A mostra Fica Animado traz 12 curtas de animação na programação destinada ao público infantil. Na programação musical, o festival traz 14 shows, 10 de música popular e 4 de música clássica. Na identidade visual, o Fica 2016 será ilustrado por uma tela do artista goiano Rodrigo Godá.

O evento terá as presenças ilustres dos atores Osmar Prado e Fábio Assunção; o diretor José Eduardo Belmonte; o maior fotógrafo do cinema brasileiro, Lauro Escorel; o fotógrafo e diretor de arte Adrian Cooper e os representantes da Green Film Network, Mário Branquinho, José Vieira e Eleonora Inusa. O Fórum Ambiental traz o tema: O Caminho para um futuro sustentável: governança territorial, proteção ambiental e segurança alimentar. Participam do fórum, o doutor Paul West, diretor da Global Landscape Iniciative; Tasso Azevedo, do Observatório do Clima; deputado Daniel Vilela, presidente da Comissão Mista do Congresso Nacional de Mudanças Climáticas, e Pedro Arraes, presidente da Emater Goiás.

Uma das novidades desse ano é a presença de Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, que realiza um concerto especial com suas canções e de seu avô sobre a natureza. O encerramento do evento contará com a participação, pelo segundo ano consecutivo, da Orquestra Filarmônica de Goiás e um show nacional. Além disso, oficinas, fóruns, debates, palestras, minicursos, mesas e apresentações artísticas farão parte do Fica 2016. Toda a programação do Fica 2016 é gratuita e aberta ao público. O site oficial do festival é http://fica.art.br.

 

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás

Categorias: Noticias