Docência1

Regional Goiás recebe curso de formação docente

Por weberson dias. Em 17/08/16 15:06. Atualizada em 17/08/16 15:07.

A turma do 2o semestre de 2016 do Programa Formação para a Docência no Ensino Superior iniciou seus trabalhos no final de junho. O curso visa acolher os novos professores inseridos na da Regional Goiás da UFG. Organizada em encontros presencias, as aulas do grupo de 36 docentes, em grande parte recém-chegados(as), acontecem nas tardes de quartas-feiras, na UAE de Ciências Sociais Aplicadas, e tem carga horária de 60 horas.

O curso atende exigência da Resolução CONSUNI no 32/2013, que exige que, ao tomar posse, o docente deverá participar do programa de atividades relativas à política de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e sua inserção na realidade da UFG. Também objetiva criar um espaço de socialização de conhecimentos, experiências e culturas acadêmicas, buscando uma integração entre os professores, assim como uma compreensão mais geral do que é o trabalho docente na universidade. Para a professora de Serviço Social, Elizete Alvarenga, o curso de Docência vai além de uma exigência para docentes em situação de estágio probatório. “É uma oportunidade para conhecer e aprimorar conhecimentos sobre a estrutura da UFG, socializar os serviços disponibilizados que vão desde bolsa permanência discente ao incentivo à qualificação continuada do servidor, bem como trazer informações importantes para qualificar ensino, pesquisa, extensão e inovação. Creio que a partir do 2o modulo, teremos elementos significativos para somar ao que já é desenvolvido na prática docente”, observou a docente.

A formação está sendo promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh) e a Coordenação de Graduação da Regional Goiás (Cograd). A estrutura do Programa Formação para a Docência na UFG está organizada em quatro módulos formativos: Nossa UFG: Espaço Aberto para Você (16h); Vivências Pedagógicas (16h); Docência em Tempos Tecnológicos (16h); e, Tempo de Debate (12h).

Docência2

Gestão

“Embora seja obrigatório, vejo este curso de docência como o momento propício para integração entre os mais de 30 docentes matriculados de diversas áreas do conhecimento. Este número de participantes é maior que o número de professores que existiam na Regional Goiás quando eu aqui cheguei, em 2009, o que é altamente significativo”, afirmou a diretora da Regional Goiás, professora Maria Meire de Carvalho, elogiando o trabalho do professor Alison Cleiton Araújo, pelo empenho na realização do curso. Ainda segundo ela, a Regional está assumindo a organização e o deslocamento dos pró-reitores e servidores com o objetivo de trazer informação, debate, aprendizado e troca de saberes.

De acordo com o professor Alison Cleiton Araújo, esta já é a terceira edição do curso na Regional Goiás (2011, 2013 e 2016). “A realização do curso vem demonstrando a importância da proposta formativa e as reflexões apresentadas pelos representantes da atual gestão universitária vem propiciando amplos e críticos debates acerca da concepção de universidade, das políticas de graduação, pesquisa, extensão e cultura”, disse Araújo. Ainda segundo o professor, o curso é fundamental. “Ele aproxima os docentes à realidade da universidade, as particularidades que envolve o desenvolvimento da UFG e a reflexão coletiva acerca da conjuntura político-social evidenciada nos últimos anos, especialmente, a fragilidade democrática, os cortes orçamentários e os desmontes da universidade e dos direitos dos trabalhadores”, analisou. “Além disso, permite estimular a construção de uma universidade plural, respeitosa, democrática e comprometida com as necessidades sociais”, finalizou.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás