Professoras

Professoras da Regional compõem Conselhos de classe

Por weberson dias. Em 31/08/16 20:09. Atualizada em 31/08/16 21:32.

Em destaque os nomes das professoras Ionara Rabelo e Fabiana Itaci Araújo.

 

Duas professoras da Regional Goiás da UFG fazem parte dos Conselhos de Psicologia. Trata-se das professoras Ionara Rabelo e Fabiana Itaci Araújo, que farão parte das equipes que buscarão melhorias para a categoria e vão conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão.

Psicóloga, mestre pela PUC-GO, doutora em Psicologia pela UNESP e professora dos cursos de Filosofia e Serviço Social, Ionara Rabelo atualmente compõe a equipe do Conselho Regional de Psicologia (CRP), da 9ª Região, vencedora nas últimas eleições da categoria com 2.852 votos. Segundo ela, o objetivo da nova equipe é fortalecer a presença da psicologia no Estado de Goiás, valorizar os espaços já conquistados e o trabalho de todos os psicólogos e psicólogas nas políticas públicas. Além de proporcionar condições para um trabalho digno e referências técnicas para que os psicólogas e psicólogos possam trabalhar, como também lutar pela empregabilidade dos jovens formandos e combater a violação dos direitos humanos, entre outras. “A prioridade é trabalhar a interiorização do conselho, criando mais núcleos em outros municípios, envolvendo os profissionais da psicologia. Nosso intuito é estabelecer essa comunicação para que consigamos apoiar os profissionais distantes da cidade de Goiânia, onde está a sede do conselho”, garantiu a professora Ionara Rabelo.

ionara2

O CRP - 9ª Região vai conduzir as reivindicações da categoria nos próximos três anos. “Na minha área, quero lutar cada vez mais por espaços nos recentes sistemas de proteção e defesa civil, uma vez que não há psicólogas e psicólogos que atuem na área da psicologia da gestão integral de risco e desastres ou psicologia das emergências e desastres no Estado de Goiás.

 

CFP

Psicóloga, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, professora do curso de Administração da Regional Goiás e coordenadora pedagógica do CAPACITASUAS-Goiás, Fabiana Itaci Araújo é uma das representantes dos psicólogos de Goiás junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP). A chapa vencedora conquistou 32.003 votos válidos, o equivalente a 35% de 91.497 dos votos válidos. A professora, agora conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), fará parte da próxima gestão, triênio 2017-2019. As eleições ocorreram na semana passada, de 24 a 27 de agosto.

Fabi2

São algumas das lutas da nova gestão impulsionar projetos estruturantes do eixo ético-político de gestão, garantir a qualidade na prestação de serviços às populações, promover políticas públicas e a defesa dos Direitos Humanos, estabelecer diálogos com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Abep e Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, entre outras. “Diante da gravidade que passa o país, a população brasileira será gravemente atingida e as psicólogas e psicólogos - sejam profissionais liberais, sejam trabalhadores assalariados, também o serão. Isso coloca ao CFP a fundamental tarefa de defesa pública e insistente de tais conquistas, em articulação com outras entidades da Psicologia, em diálogo e articulação com outras entidades e forças progressistas da sociedade civil organizada”, externou.

 

Posse

As eleições de ambos Conselhos de Psicologia foram realizadas de 24 a 27 de agosto, sendo esta última o Dia do Psicólogo. A posse do Conselho Regional está marcada para o dia 26 de setembro, na Assembleia Legislativa de Goiás. A do Conselho Federal deve acontecer em janeiro de 2017.

 

 

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás

Categorias: Noticias