Empadão

Pesquisa realizada pelo curso de Administração está entre as três melhores do país

Por weberson dias. Em 26/09/16 11:35.

O trabalho concorre ao prêmio da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (ANPAD)

A pesquisa realizada pela professora do curso de Administração da Regional Goiás à época, Josiane Silva de Oliveira, e estudantes de graduação, Euna Mendes e Lara Rezende, foi indicada ao prêmio da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (ANPAD). O artigo “Compreendendo o corpo a partir das práticas organizativas: etnografia de uma organização artesanal na Cidade de Goiás – Goiás”, está na divisão de Estudos Organizacionais, Tema 08 - Simbolismos, Culturas e Identidades em Organizações. O objetivo da pesquisa foi compreender a importância do corpo na constituição das práticas organizativas de uma organização artesanal na cidade de Goiás, Goiás. Para tanto, realizou-se uma aproximação teórica entre os conceitos de práticas e de corpo, a partir dos debates propostos por Michel de Certeau.

A metodologia de pesquisa utilizada foi a etnografia em que por meio da realização de entrevistas informais de histórias de vida, bem como observações participantes em uma organização artesanal, que atua na área gastronômica na produção do “empadão goiano”, foi possível compreender as práticas de sua organização coletiva na produção de corporeidades em suas atividades cotidianas.

A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto de 2015 e fevereiro de 2016 na cidade de Goiás, interior do Estado de Goiás e está sendo apresentado durante o XL Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) 2016, maior evento do Brasil e da América Latina na área de Administração. Depois da divulgação, o curso aguarda agora pelo resultado final, mas o trabalho já é considerado um dos três melhores do Brasil.

A professora Josiane foi docente do curso de Administração da Regional Goiás da UFG, atuando agora na Universidade Estadual de Maringá.

Confira o artigo aqui.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás