GESCOLAR

Regional Goiás da UFG é parceira em curso de Gestão Escolar Municipal

Por weberson dias. Em 10/10/16 17:10.

O curso ofertou 40 vagas para professores efetivos do Município que queiram atuar na gestão nos próximos anos.

A Regional Goiás da UFG é parceira na 2a edição do Curso de Formação em Gestão Escolar promovido pela Secretaria Municipal de Educação, desporto e lazer. A capacitação tem como objetivo preparar 40 professores que pretendem atuar como gestores na rede municipal de ensino. As aulas acontecem nos meses de outubro (dias 14, 20, 21, 22, 27, 28 e 31) e novembro (dia 7) nas salas de aula da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da Regional. As disciplinas serão ministradas pelos professores Ana Colantoni (doutora), Bruna Cardoso (mestre), Welson Santos (PhD), José do Carmo (doutor) e Hélcia Daniel da Silva (doutora). Todos professores da Regional Goiás da UFG.

Segundo o professor Juliano Avelar Moura, que coordena o curso, não é a primeira vez que a UFG é parceira do projeto. “Na primeira versão do curso, no ano de 2014, foram qualificados 38 novos gestores para a rede municipal de ensino, numa parceria de sucesso entre a Regional Goiás da Ufg com a Secretaria Municipal de Educação”, destacou.

Plano de Gestão

De acordo com a orientadora pedagógica da secretaria municipal de Educação e uma das organizadoras do curso, Dorcelina Militão, dos 40 candidatos devem ser eleitos apenas 16, que é o total de escolas municipais. “A conquista democrática da realização das eleições diretas para gestar as escolas municipais iniciou em 2014. Como no início de dezembro acontecem as eleições nas escolas da Cidade de Goiás, o objetivo é preparar os candidatos para os novos desafios”, disse.

Ainda segundo Dorcelina, os participantes devem cumprir 80 hora-aula e o grupo de interessados é formado majoritariamente por professoras mulheres e efetivas, que atuam na Educação infantil da 1a e 2a fase das escolas da rede municipal. “O requisito final de curso é que os participantes entreguem um plano de gestão, que após eleitos, 16 deles deverão ser aplicados nas escolas”, pontuou.

Confira o calendário das aulas:

Disciplina: Ética na Gestão

Prof.ªDrª. Ana Gabriela Colantoni - UFG