capa

Professor do LEdoC compõe livro que trata de suicídio

Por weberson dias. Em 20/10/16 11:51. Atualizada em 21/10/16 08:28.

O professor do curso de Educação do Campo da Regional Goiás, Welson Santos, teve recentemente um capítulo publicado na obra inédita "Filosofias do Suicídio: Quando o corpo tem vez" (Labedisco, 2016), organizado pelos professores, Vilmar Prata (Labedisco/Uesb), Nilton Milanez (Labedisco/Uesb), Antônio Fernandes Jr. (UFG/Catalão) e Cleudemar Fernades (UFU).

O artigo intitulado “Corpo e Masculinidade: Subjetivação, Objetivação e Risco de Suicídio”, do professor Welson Santos, em co-autoria com Mariângela Castejon. Para os autores, o suicídio é reflexo de resistência ao não enquadramento à norma, que vê a heteronormatividade como o 'normal'. Para eles, portanto, a norma é uma violência aos não comuns.
Welson
“O grupo da publicação é heterogêneo de pesquisadores de diferentes áreas e busca discutir, cada um de seu lugar, o que é o suicídio e como ele pode ser percebido no campo multiforme. Estar trabalhando com identidades adolescentes masculinas e suicídio a algumas décadas têm me dado alguns privilégios como este de publicar em um livro tal temática e perceber, durante suas vivências acadêmicas, que o suicídio é um fenômeno social”, contou o docente.

 

Resumo

Trata-se de um trabalho que oferece mais uma opção reflexiva sobre o suicídio, buscando na experiência de cada área do saber representada, a possibilidade de um novo olhar, ou de um novo ângulo de se olhar para um mesmo ponto, vislumbrando novas possíveis arestas, retomadas, ou mesmo rupturas e reformulações teóricas sobre um tema gerador de tantas discussões, independente do tempo e do espaço que se encontra os indivíduos que se dedicam a pensar sobre o suicídio, como mais uma condição de possibilidade entre tantas na existência humana.

capa

A publicação já encontra-se on-line. Confira aqui.

 

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás

Categorias: Noticias