Abepss

Nesta quinta e sexta, Regional Goiás recebe projeto 'Abepss Itinerante'

Por weberson dias. Em 10/11/16 11:10.

 

Em parceria com o curso de Serviço Social da Regional Goiás da UFG, a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) realiza hoje e amanhã, 11, a terceira edição da ABEPSS Itinerante, na Unidade de Ciências Sociais aplicadas. O evento acontece sempre das 9 às 18h e tem como tema “Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional”.

 

A oficina é voltada para docentes e alunos do curso, pós-graduandos, supervisores de campo, membros da Comissão de Formação dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e assistentes sociais em geral. “Esta oficina busca reconstruir coletivamente o que fundamenta, orienta e dá direções para nossas ações profissionais como assistentes sociais”, pontuou a facilitadora, professora Olegna de Souza Guedes (doutora, UEL), destacando a preocupação em formar profissionais comprometidos com os usuários, políticas e direitos.

Abepss2

Ciclo

Segundo a professora Vera Lúcia dos Santos, uma das coordenadoras da Associação, a oficina na Regional Goiás conclui o trabalho na Região Centro-Oeste. “As oficinas da Abepss foram programadas em todo o país e este é o segundo evento na Cidade de Goiás. Este ano, já tivemos oficinas em Cuiabá (MT), Goiânia e Brasília (DF)”, lembrou.

A 'ABEPSS Itinerante' tem carga horária de 20 horas, divididas em dois dias de oito horas e quatro horas de leitura prévia. Confira a programação abaixo.

Abepss

Quinta, dia 10

Apresentação dos participantes (20 min.)

Apresentação do projeto ABEPSS itinerante: Histórico e Proposta da Terceira temporada (20 min.).

Trabalho em grupo e/ou com toda a plenária: Considerando a conjuntura brasileira atual, quais são os desafios para a garantia da direção social crítica na formação e no trabalho profissional? (1h)

Discussão a partir das respostas do grupo e/ou da plenária geral considerando a relação entre os elementos teóricos e a realidade vivenciada pelos participantes; (1 h 30 min).

Vídeo aula sobre as bases conceituais dos fundamentos do Serviço Social

(Unidade I) contendo: a) Concepção de fundamentos na unidade história, teoria e método b) concepção de profissão c) Indissociabilidade das dimensões ético-política) Indissociabilidade das dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa; este vídeo orientará os debates de todo o conteúdo da Oficina. (20 min.)

DEBATE: Como estes desafios se configuram como expressão da precarização do mundo do trabalho, da reconfiguração do padrão de intervenção do Estado e Políticas Sociais que expressam novas formas de relação entre as classes e da expressão da “questão social” na atualidade brasileira? (1 h).

Discussão a partir das respostas do grupo e/ou da plenária geral, considerando a relação entre os elementos teóricos e a realidade vivenciada pelos participantes; (1 h 30 min).

Elaboração da Síntese do facilitador, indicando tendências do debate. (30 min).

 

 

Sexta, dia 11

Apresentação da síntese provisória realizada no primeiro dia, recuperando os principais pontos debatidos (15 min)

Trabalho em grupo e/ou plenária diante das sínteses apresentadas e das discussões realizadas no dia anterior: Quais respostas profissionais são construídas por docentes e assistentes sociais nos espaços sócio ocupacionais onde o trabalho do assistente social se realiza? (1h)

Discussão

Trabalho em grupo e/ou plenária: Como essas respostas profissionais traduzem “o projeto ético-político profissional em realização efetiva no âmbito das condições em que se realiza o trabalho do assistente social” (IAMAMOTO, 2012, p.36) (1h)

Debate síntese a partir do trabalho em grupo articulando as referências bibliográficas obrigatórias (1 h e 30min)

Avaliação a partir de instrumento elaborado pela comissão organizadora (1 h).

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás

Categorias: Noticias