Daniel

Estudante e Professora do LEdoC publicam em Congresso Internacional

Por weberson dias. Em 06/02/17 18:54.

O estudante Daniel Borges e a professora Alessandra Castro, do curso de Educação do Campo da Regional Goiás, participam do 24o Colóquio da Afirse, em Portugal. Ambos tiveram o artigo “Um olhar sobre a licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás” aprovado e publicam o resumo nos anais do evento. O artigo analisa a contribuição do curso para a atuação dos futuros profissionais na educação básica, observando questões como o perfil dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo e quais escolas eles vão atuam.

Daniel2

Segundo o estudante Daniel Borges, a publicação é importante para apresentar aos pesquisadores de todas as nacionalidades o curso de Educação do Campo, da Regional Goiás. Ele agradeceu aos trabalhadores camponeses, aos educadores e educandos da Educação do Campo, colaboradores da pesquisa e familiares. “A todos os meus professores, pelas lições de vida que aprendi e aprendo com vocês, nenhum livro pode ensinar. Aos meus amigos, obrigado pelos abraços sempre acolhedores, pelos gestos de incentivo, pela torcida e contribuição na caminhada acadêmica e, sobretudo, na vida cotidiana. À professora Alessandra de Castro, orientadora e amiga, com quem tenho a alegria de plantar sonhos e colher realizações. Ao professor Hélio Rodrigues, pelos aprendizados para a academia e para a vida. Ao Programa Bolsas de Licenciatura, o PROLICEN, que me possibilitaram, por meio da concessão de bolsa, a permanência no meu primeiro ano na universidade e a realização dos estudos entre julho de 2015 a agosto de 2016, em Goias", afirmou.

Daniel

O Livro de Resumos do evento pode ser baixado no site: http://afirse.ie.ul.pt/livro-de-resumos/

Resumo

Este é o resultado da pesquisa intitulada: “Formação de Professores: Um olhar sobre a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás”, realizado na Universidade Federal de Goiás, regional de Goiás, através do Programa Bolsas de Licenciatura – (PROLICEN/PROGRAD/UFG) - 2015/2016, sob a coordenação da Profa. Ms. Alessandra Gomes de Castro, com o estudante pesquisador Daniel Gabriel Borges, com a colaboração da Profa. Ms. Elisandra Carneiro de Freitas, todos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás.

Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a contribuição da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), para a atuação dos futuros profissionais dos educandos-professores na educação básica, tendo como objetivos específicos, traçar um perfil dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo; verificar quais são as escolas em que atuam os estudantes; analisar a compreensão dos estudantes sobre as áreas da Ciência da Natureza; Compreender a percepção dos estudantes sobre a Pedagogia da Alternância; Identificar onde os estudantes pretendem atuar após a conclusão do curso.

A entrevista aos sujeitos conduz o processo investigativo da pesquisa, sendo fruto deste estudo o presente artigo, sintetizando o trabalho realizado. A investigação direcionou-se seu olhar para os estudantes da LEdoC, entendendo que este futuro profissional tem um perfil especifico, para atender as demandas da educação básica do campo, principalmente nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, na área de ciências da natureza. Fez-se o uso da metodologia do tipo qualitativa. Sobre a questão metodológica, recorremos à Minayo (1994, p. 21), segundo a autora a pesquisa qualitativa “trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”.

Destarte esta pesquisa levantará questões para a formação de professores para o campo, as potencialidades desta formação, os desafios para está formação e sua contribuição para a educação básica do campo.

Fonte: Weberson Dias