Professores da Regional Goiás organizam publicações acadêmicas

Por weberson dias. Em 10/02/17 18:56.

O professor do curso de Educação do Campo da Regional Goiás, Welson Santos, foi convidado para coordenar um dossiê “Masculinidades e Saúde”, da Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social (REFACS), ligada à Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). A justificativa é que o professor já trabalha com a temática, que, por consequência, se relaciona com o escopo de formação profissional.

“Penso que quando iniciamos uma caminhada acadêmica é preciso lançar-se a um trabalho que envolva seriedade, mas também comprometimento. Nesse sentido, quando iniciei esse movimento em 2006 não tinha noção onde isso me levaria. Mas passados os anos, hoje professor adjunto na UFG – Regional Goiás, vejo que o trabalho tem gerado frutos, conduzindo-me a lugares outros que nem sempre esperei ou imaginei. Isso ficou claro quando recebi o convite para coordenar um dossiê nesta revista e me veio como um presente e fruto desse tempo e trabalho que tem me envolvido. Nesse sentido, não há como negar a importância do trabalho para a nossa Regional Goiás, levando o nome da UFG para todo o país e outras nações, uma vez que a publicação é feita em espanhol e Inglês, simultaneamente. Vejo isso como importante para meus e minhas alunxs que vem participando de projetos junto às escolas do campo nos últimos tempos. Então, só me resta agradecer ao amigo Luan Garcia pelo convite e ao professor Álvaro da Silva Santos, doutor e editor da revista, pela oportunidade. Na oportunidade, o professor pediu contribuições para professores de outras universidades brasileiras e do exterior, em especial aqueles da Regional, que pesquisam sobre o tema.

Welson

A REFACS está com as seguintes indexações de base de dados: Latindex, DOAJ, biblioteca Virtual da Unicamp, Google Acadêmico, Infobase Index, REDIB e Open Journal Systems. A publicação também se faz de forma trilíngue (português, inglês e espanhol). A revista é qualificada na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com Qualis B5 (para as áreas de Medicina II e Saúde Coletiva), B4 (Educação Física e Enfermagem) e B3 (Psicologia) e desde de 2015, conta com o DOI, que amplia ainda mais a visibilidade dos artigos. A revista pode ser acessada no link: http://migre.me/w26PA.

Livro

Rampin

Além do professor Welson, a também professora do curso de Direito da Regional Goiás da UFG, Talita Tatiana Dias Rampin, é uma das organizadoras do livro “Experiências compartilhadas de acesso à justiça”. A obra, uma coletânea de textos que divulgam diferentes resultados de pesquisa, ensino e extensão, é organizada com os professores José Geraldo de Sousa Junior (UnB), Gabriela Maia Rebouças (UNIT/AL) e Ernani de Carvalho Neto (UFPE). A professora assina um artigo em coautoria com a professora Nair Bicalho para relatar a experiência em uma ação em educação em direitos humanos desenvolvida no âmbito do projeto “O Direito Achado na Rua”. O curso sobre justiça de transição na América Latina desenvolvido nos últimos dois anos, foi ofertado para 1.200 pessoas na modalidade de ensino a distância. A obra pode ser acessada no link: http://migre.me/w26R0.