Bibliot

Segunda (5), nova Biblioteca será inaugurada na Regional Goiás da UFG

Por weberson dias. Em 02/06/17 10:05.

A Regional Goiás da UFG inaugura nesta segunda-feira, dia 05, a nova biblioteca Seccional Goiás. O descerramento da placa de inauguração está marcado para as 10h, na frente do prédio, localizado na Av. Deusdete Ferreira, no Centro Histórico, ao lado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O convite para a cerimônia é assinado pela professora Maria Meire de Carvalho, diretora da Regional, e Orlando Amaral, Reitor da UFG. A solenidade contará com a presença da comunidade acadêmica, comunidade local, autoridades públicas e servidores e docentes da UFG e demais órgãos públicos. A inauguração faz parte das celebrações do aniversário de oito anos da Regional Goiás e a partir de então o espaço será aberto a toda a comunidade.

ConviteBiblio

Novo

Como o espaço foi pensado para preservar os aspectos arquitetônicos da Cidade de Goiás, o prédio novo tem na arquitetura e fachada elementos característicos locais e de época da cidade, sendo, no entanto, contemporâneo. A estrutura do telhado é todo de telha cerâmica tipo colonial. As modernas instalações da biblioteca além de proporcionar melhores condições de estudo e conforto, será um presente para toda a comunidade vilaboense. A nova biblioteca será capaz de atender melhor os acadêmicos que utilizam o espaço para estudar e disponibilizará uma maior quantidade de livros aos membros da comunidade acadêmica. A estrutura conta com São 1,2 mil metros quadrados de área total construída e quando estiver em funcionamento, terá capacidade geral para 18.800 livros e um acervo de referência de até 3 mil títulos, entre periódicos e jornais.

Pavimentos

A nova biblioteca conta com dois pavimentos para atendimento ao público e área administrativa. No pavimento térreo foram monitoradas as modernas instalações do prédio, como o pátio de convivência, sala de estudos com acesso à internet Wi-Fi, sala de estudos em grupo para 45 pessoas e 15 gabinetes individuais, além do balcão de empréstimo e sala pedagógicas que possibilitarão que docentes e discentes desenvolverem suas atividades. No segundo pavimento, a equipe visitou também a área administrativa interna, elevador com capacidade para 6 pessoas, ambiente de estar além das salas didáticas, de áudio e vídeo e multimídia. A biblioteca conta ainda com uma arena aberta com arquibancada para apresentações. Além disto, a seccional conta com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Frente Nova Biblio

Intervenção

Projetos de intervenção serão implementados no novo espaço. Um deles trabalha a memória do antigo Horto Botânico, que teria existido no século XVIII, numa extensão que vai do Largo da Igreja da Boa Morte até a região do Hotel Vila Boa. Outro é o prevê o paisagismo da Biblioteca Central com plantas nativas e frutas comestíveis do Cerrado.

Números

Atualmente, com um acervo de 5.336 títulos de livros (10.984 exemplares), 26 títulos multimeios, com 94 exemplares (CD, DVD, VHS), 10 títulos de periódicos e 203 exemplares, a Biblioteca da Regional de Goiás estava localizada em uma área de 135,59 metros quadrados. Hoje, a Biblioteca Setorial de Goiás conta com uma média de 100 acessos diários à Biblioteca e aos computadores e oferece sala de estudo em grupo com 5 mesas e 32 lugares.

Frente Nova Biblio 2

Frente Nova Biblio 3