Fica3

Educação do Campo realiza atividade do PROBIO

Por weberson dias. Em 12/06/17 09:56.

Durante o FICA 2017, o curso de Educação do Campo participa de uma exposição de 46 banners que abordam os biomas brasileiros (Campos sulinos, Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Caatinga, Ambientes Costeiros e Marinhos). A exposição, que faz parte do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira, o PROBIO, ficará aberta 9h às 18h, entre os dias 21 e 23, no Pátio do Quartel do XX (antigo prédio do IFG) e é voltada para alunos da Educação Básica, professores, alunos de graduação e comunidade em geral.

Além dos banners, a exposição também possui um jogo de tabuleiro em versão gigante, confeccionada em lona. Neste jogo, os participantes (jogadores) são as peças do tabuleiro e percorrem o percurso de acordo com regras do mesmo. O objetivo do jogo é que os participantes trabalhem de forma colaborativa para juntos salvar espécies ameaçadas de extinção.

De acordo com a idealizadora da ação, professora Elisandra Freitas, o trabalho da exposição foi coordenado pelo Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília e contou com a parceria de nove instituições, entre elas uma equipe da Universidade Federal de Goiás. O projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Tema

O tema da exposição é a conservação da biodiversidade brasileira e destaca os biomas brasileiros, as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (constantes da lista oficial), a problemática da fragmentação de ecossistemas e das espécies exóticas invasoras e a necessidade das Unidades de Conservação da Natureza.

O material didático apresenta fotografias de programas dos movimentos ambientais do Brasil, que muitas vezes não são vistos ou conhecidos e que costumam permanecer no anonimato, até que as redes de ambientalistas possam trazer à tona, e mostrá-los para muitos. “A principal finalidade é sensibilizar a sociedade para a temática da conservação da biodiversidade brasileira, assim como servir de instrumento para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da diversidade biológica do nosso país”, afirmou Elisandra Freitas.

Equipe:

Coordenação: Profa. Ms. Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso. Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFG-Regional Goiás.

Equipe: Profa. Dra. Marilda Shuvartz. Professora da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFG – Regional Goiânia.

Profa. Ms. Bruna Cardoso Cruz. Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFG-Regional Goiás.

Público-alvo: Alunos da Educação Básica, professores, alunos de graduação e comunidade em geral.

Data: 21 a 23 de junho de 2017.

Local: Pátio do Quartel do XX