Sensibilize

Regional Goiás realiza intercâmbio de experiências com UnB

Por weberson dias. Em 20/07/17 21:06.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás da UFG realizará o SENSIBILIZE, que tem como meta realizar palestras e dois passeios pela Cidade de Goiás neste mês de julho. As visitas têm como objetivo apresentar a cidade reconhecida mundialmente como Patrimônio da Humanidade aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).

O primeiro passeio será realizado neste sábado, dia 22, contará com a presença do grupo de alunos que coordena a atividade complementar, Pé na Estrada (http://penaestradafaunb.wixsite.com/penaestrada), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. A saída será do Museu das Bandeiras, às 9h30. A ideia visa estimular novas vivências dos espaços estudados em sala de aula, provocando um novo olhar e aumentando o conhecimento e repertório dos alunos e despertando seu senso crítico acerca da produção arquitetônica e das ações para preservação da memória do seu campus, da sua cidade e das demais cidades brasileiras.

2o Encontro

No segundo encontro, o percurso sensitivo interpretativo será realizado no dia 29, próximo sábado, às 9h30, com saída do Museu das Bandeiras. Neste dia, será apresentando o trabalho do Coletivo Tocarte, que propõe intervenções nos museus para torná-los mais adequado aos deficientes visuais, com a proposta “É permitido tocar”.

Antes, na sexta, dia 28, no Laboratório de Informática, às 19h, haverá palestras com as arquitetas Jana Cândido, que apresentará o tema “Cidade e Representação: a cidade de Goiás a partir de Cora Coralina”; Luisa Correa, com “A Cidade no Escuro: urbanismo, sentidos, percepção e inclusão”, Marina Rebelo, sobre “Intervenções arquitetônicas com fins museológicos”.

Objetivo

A intenção é explorar o(s) sentido(s) da paisagem em ambientes urbanos da cidade de Goiás, bem como abordar metodologias de sensibilização da paisagem que procuram compreender as experiências cotidianas de paisagens no espaço urbano com os usuários da cidade. As informações são da professora Camila Gomes Sant'Anna. “Inicialmente, exploramos, por meio de aulas teóricas e passeios, os ícones urbanos da cidade tombada turística, para, em um segundo momento, desvendarmos os territórios nem sempre valorizados da cidade de Goiás. A intenção é que os alunos desenvolvam também mapas, cartões-postais, produtos de design e um breve manual com os principais pontos abordados. Toda a programação é aberta ao público”, finalizou a docente.

Fonte: Weberson Dias

Categorias: eventos