Arquitetura e Urbanismo

Atualizada em 03/06/20 04:28

Arq1

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como principal objetivo fornecer conhecimentos para que o estudante possa adquirir habilidades específicas para projetar, supervisionar e executar projetos, além de atuar na conservação e na preservação do patrimônio histórico.

Na Regional, o curso está inserido num contexto de interiorização do ensino superior. Nasce numa unidade acadêmica cujos cursos estão atrelados às ciências sociais aplicadas, diferentemente de alguns cursos de Arquitetura e Urbanismo que estão sediados junto a cursos ligados às "belas artes" ou às engenharias. Leva consigo a preocupação com a função social e o foco no planejamento urbano de cidades pequenas e de médio porte. A implantação do curso foi importante por fazer parte da consolidação da Regional Goiás da UFG.

Segundo o Projeto Político Pedagógico do curso, seu objetivo geral é

"formar arquitetos-urbanistas com sólida formação técnica e teórica, orientada por conteúdos críticos e humanistas, que capacite o profissional a analisar, compreender e intervir no espaço e no ambiente construído de forma contextualizada, fundamentada e dialogada, tornando-o um agente participativo nos processos de transformação social, com especial interesse pela arquitetura pública e pela produção coletiva dos espaços nas cidades e demais assentamentos humanos".

Acesse

Matriz curricular | Projeto político pedagógico | Centro Acadêmico | Notícias | Corpo docente

Arq2

O curso sedia-se na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA), localizada na Avenida Bom Pastor, S/N, Areião, Cidade de Goiás. Porém, parte das atividades de ensino são realizadas na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH), na Praça R. Brasil Caiado, 35, Centro, a 900m da UAECSA.

Arquitetura e Urbanismo na Regional Goiás é um curso integral. Todos os anos trinta vagas são abertas para novos discentes. O número de docentes que atende esses estudantes é de 16 professores efetivos, além de eventuais professores substitutos, ou de outros cursos. O período mínimo de permanência no curso é de dez semestres (cinco anos).

Ingresso

O ingresso ao curso....