CAPA Dinter UFBA

Regional Goias conquista doutorado interinstitucional

Por weberson dias. En 16/04/19 17:38 . Actualizado en 09/08/19 17:53 .

As vagas abertas são das áreas de concentração em Conservação e Restauro e Urbanismo

A Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) receberá a partir do segundo semestre de 2019 o primeiro doutorado sediado nas suas instalações. Trata-se do Doutorado Acadêmico Interinstitucional (Dinter), resultado de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a UFG que tem em vista a formação de docentes que compõem o quadro da UFG, em especial os de Arquitetura e Urbanismo.

As vagas oferecidas são nas áreas de concentração em Conservação e Restauro e também em Urbanismo. Tais áreas são relevantes não só ao curso de Arquitetura de Urbanismo ou aos demais, como também são muito pertinentes para a Cidade de Goiás e a Microrregião do Rio Vermelho no Estado de Goiás.

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPGAU-UFBA) e o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade  da UFG (PPG-PC/UFG) planejam que a maior parte das atividades ligadas ao Doutorado ocorram utilizando-se da estrutura da Regional Goiás, ao passo que o estágio obrigatório deverá acontecer em Salvador-BA, onde está localizada a Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Processo seletivo

Os candidatos concorrerão a um total de quinze vagas, sendo doze delas destinadas ao quadro docente de Arquitetura e Urbanismo das Regionais Goiânia e Goiás; as demais são de concorrência universal. O período de inscrições iniciou-se na segunda-feira (15 de abril) e termina no dia 24 de maio de 2019. O formulário de inscrição, o edital e demais documentos relativos ao processo seletivo podem ser acessados clicando aqui.

Como aconteceu?

O coordenador de Pesquisa e Pós-graduação da Regional Goiás, professor Pedro Henrique Gonçalves, explica que a possibilidade de fazer tal parceria com a UFBA surgiu da necessidade de qualificação do corpo docente, aliada à indicação do PPGAU-UFBA pelo professor Leandro de Sousa Cruz, docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Federal da Bahia, que à época era professor da Regional Goiás. Leandro já havia tido uma experiência com o Dinter e viu na Regional uma potencialidade para consumar a união entre as instituições.

Fortalecimento da Regional Goiás

Gonçalves lembra que os ganhos podem ser muitos com o nascimento desse doutorado sediado na Regional, dentre eles a qualificação do corpo docente, gerando o aumento de doutores na UFG, na Regional e na Cidade de Goiás; o fortalecimento de parcerias externas, já que os professores deverão participar dos grupos de pesquisa da UFBA; a possibilidade de abertura de pós-graduação na área da arquitetura e urbanismo; aumento da produção científica da Regional, fomentando a produção de eventos científicos e ocasionando a maior visibilidade das unidades acadêmicas e dos seus cursos.

O professor Renato dos Santos Paula, diretor da Regional Goiás, reforça a importância da vinda do doutorado para a UFG em Goiás. "Precisamos capacitar nossos quadros para gestão acadêmica e nos consolidar como pesquisadores de excelência na área das humanidades. Cumprir essas etapas será fundamental para avançarmos na construção do strictu sensu na Regional", afirma o diretor.

Fuente: Arthur Maresca

Categorías: Noticias