Bacharelado em Filosofia

Atualizada em 11/07/24 14:41

FILOBACHAREL

Em um processo de expansão e de interiorização da UFG, o curso de Bacharelado em Filosofia foi criado em 2013, ampliando assim, a possibilidade de formação no nível superior para pessoas da cidade de Goiás e da região.

Hoje, temos alunos de vários lugares do Brasil, que procuram um lugar com professores e professoras qualificados/as e disponíveis para auxiliar no desenvolvimento dos/as estudantes e ao mesmo tempo um local com custos reduzidos em comparação aos grandes centros.

O perfil do estudante é diverso, mas em linhas gerais, podemos destacar a curiosidade e o desejo por desenvolver ideias que serão novas lentes para a compreensão e transformação do mundo.

Profissionalmente, os/as estudantes têm possibilidade de seguir carreira acadêmica, fazendo o mestrado, doutorado e tornando-se professores/as universitários/as. Há também a possibilidade de tornarem-se escritores, de trabalharem em editoriais de revistas, em empresas de RH que procuram filósofos/as, em assessorias jurídicas e no âmbito da política.

Em geral, os/as alunos/as que procuram o bacharelado no lugar da licenciatura, não pretendem dar aula em escolas do ensino fundamental e do ensino médio, embora isso possa ocorrer também. Os/as estudantes da licenciatura focam principalmente o ensino médio.

Os cursos de bacharelado e licenciatura em Filosofia possuem disciplinas divididas temporalmente como filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea. E também há disciplinas que contém os temas comumente abordados nos cursos de filosofia: metafísica, teoria do conhecimento, política, ética, lógica, filosofia da linguagem e estética. O curso de licenciatura difere-se do curso de bacharelado em relação a algumas disciplinas específicas: tais como estágio, didática e fundamentos históricos e sociológicos da educação. É importante compreender que as disciplinas não pretendem apenas passar um conteúdo pronto e acabado, pois a Universidade é o local de construção do conhecimento. Por isso, é muito importante o envolvimento dos estudantes na organização de eventos acadêmicos e na participação de congressos, encontros e colóquios.

Além da formação de conteúdos, o curso preocupa-se com o desenvolvimento humano, oferecendo a possibilidade de participação em diversos projetos de extensão do Câmpus, tais como os oferecidos pela filosofia: o "Cine Cajazeira", o "Literatura e Filosofia", o "Curso de Grego" e o "Conversa Fiada e Fruta do Pé". A vivência universitária não se reduz à sala de aula e assim como há espaços destinados a atividades de extensão, há também os espaços destinados às atividades de pesquisa, como a biblioteca Cajuí e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI).

O curso é gratuito e os/as alunos/as de baixa renda poderão concorrer a bolsas de assistência estudantil, tais como a bolsa alimentação , a bolsa permanência e o auxílio moradia. Os/as estudantes também podem usufruir do espaço de convivência Restaurante Universitário por apenas R$ 4,00 (para os/as que não possuem bolsa integral) para fazer suas refeições de almoço e jantar. Há ainda outros tipos de bolsas que podem ser conquistadas, tais como as da Iniciação Científica, as da Residência Pedagógica, as do Prolicen, as do Probec e as da monitoria.

MATRIZ CURRICULAR  |  PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO  |  CENTRO ACADÊMICO

Tanto o bacharelado, quanto a licenciatura em Filosofia são cursos noturnos. Todos os anos cinquenta vagas são abertas para novos discentes da Licenciatura em Filosofia. O número de docentes que atende esses estudantes é de dezesseis professores efetivos, além de eventuais professores substitutivos, ou de outros cursos. O período mínimo de permanência no curso é de sete semestres.

FILOBACHAREL1

Quadro de docentes

ana

Ana Gabriela Colantoni [Lattes]