Ciclo de Seminários Paisagem aquém e além-mar

Evento

: https://www.youtube.com/c/UFGOficial

: 16 Setiembre 2021 a las 14:00 a 09 Diciembre 2021 a las 11:27

Ciclo de Seminários Paisagem Aquém e além-mar, que  nasce da vontade de promover um diálogo sobre as paisagens portuguesas e brasileiras, a partir do olhar de especialistas de arquitetura, urbanismo e paisagem nacionais e internacionais e da experiência e vivência dos participantes brasileiros e portugueses. Através de uma parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a Universidade Federal de Goiás, Rio de Janeiro e Estadual Paulista e a Universidade do Porto, através do Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências e o CIBIO-InBIO, a Universidade de Évora e de Lisboa. Esta proposta e demais ações relacionadas se configuram como eventos paralelos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela UIA. 

Além do Ciclo de Seminários com 7 encontros que ocorrerão a cada 15 dias, a partir de 16 de setembro, contará a exposição “O Mester da Paisagem”, em formato virtual, sobre a obra e vida do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, com o apoio da Câmara de Lisboa. um dos mais conceituados profissionais e pioneiros da profissão de Arquitetura Paisagista em Portugal e no Brasil. A exposição está a decorrer na Antiga Casa dos 24 e na Igreja de São José dos Carpinteiros em Lisboa e fazia parte das celebrações “Lisboa Capital Verde Europeia” e, por isso, centra-se nas propostas de Gonçalo Ribeiro Telles para a cidade de Lisboa. A curadoria é de Margarida Cancela d’ Abreu, Teresa Bettencourt da Câmara e António Braga.

Outra proposta é trazer a exposição sobre uma das principais paisagistas brasileiras, Rosa Grena Kliass, em formato virtual, em  novembro,  como um importante meio de reconhecimento e divulgação não apenas do campo disciplinar, mas do papel da Rosa no desenho da Paisagem Brasileira. Em meio ao contexto da pandemia que nos cerca, esses espaços tornam-se vitais e nossa expectativa é conseguir reunir um conjunto de projetos paradigmáticos públicos da Paisagistas da região Norte e Nordeste da arquiteta paisagista, com a curadoria de um grupo de profissionais portugueses e brasileiros ligados ao tema, Camila Gomes Sant’ Anna, Duarte Natário, Francine Sakata, Josiane Santos, Lúcia Costa, Maria Cecília Gorski, Maria José Curado, Marta Enokibara. Esta exposição está sendo desenvolvida em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás - CIAR/UFG.

O ciclo de seminário será transmitido no canal Youtube da UFG (https://www.youtube.com/c/UFGOficial), como projeto de extensão que integra o Programa de extensão e Cultura Reitoria Digital.

Para mais informações sobre o Ciclo de Seminários, clique aqui.

Para mais informações sobre a exposição “O Mester da Paisagem”, clique aqui.

CARTAZ PAISAGENS PTBR