Efago3

Projeto da Regional Goiás realiza “EFAGO em Movimento”

Por weberson dias. Em 30/11/17 09:45.

Projeto de Extensão promove ações de formação e cultura entre estudantes da Escola Família Agrícola de Goiás.

O Projeto de Extensão Semeando Juventudes: Pedagogia da Alternância, Serviço Social e Organização Social Juvenil, realizado pela Regional Goiás da UFG, promove nesta sexta (1o) e sábado (2) o evento “Efago em Movimento”. O principal objetivo é possibilitar a integração das turmas com a comunidade, principalmente as escolas polos do município de Goiás, bem como realizar o encerramento das atividades de 2017. A programação, que acontece na Escola Família Agrícola de Goiás (Efago), está diversa, com rodas de conversa, oficinas culturais, visitação à escolas e exibição de filmes. Confira a programação [AQUI].

Destaque para participação de jovens estudantes João Dorneles (Turismo/UEG) e Sara Ribeiro (Serviço Social/ UFG) no debate sobre as opressões vivenciadas pela juventude do campo e da cidade. Produtores culturais como Dagmar Talga (GWATÁ/ UEG), Renné França (IFGoiás) e Coletivo Malungos de Angola garantirão presença para o debate de democratização da comunicação, cultura e o papel da juventude.

Efago1Efago2

Atividades

Desde julho deste ano, o “Semeando Juventudes” desenvolve ações de extensão e pesquisa junto aos estudantes da Escola, localizada no campo do município de Goiás. Em agosto foram realizadas as primeiras ações do projeto junto aos estudantes do Ensino Médio da Efago, tais como a acolhida aos jovens e uma oficina socioeducativa para discussão da temática “Juventude do Campo e Identidade”, tratando também de muralismo e estêncil. O primeiro contato possibilitou o compartilhamento de vivências acerca das raízes, da situação atual, dos anseios dos jovens e a certeza que tal juventude tem muito a dizer e ensinar para o restante da sociedade.

Recentemente aprovado por Edital PROBEC/ PROVEC, o projeto está inserido nas ações do Observatório Fundiário Goiano (Ofungo) e reúne estudantes, professores e técnicos administrativos da UFG, além de assistentes sociais do município e equipe pedagógica da escola. Seu principal objetivo é fomentar espaços de vivências da juventude do campo e da cidade que contribuam nos processos de apreensão crítica e transformação da realidade social juvenil.

Oficina de Stencil com Mariana Oliveira, representante do Centro Acadêmico de Serviço Social "Carlos Mariguella" – Agosto 2017

Cabo de guerra do campo: debate sobre os diversos projetos para o desenvolvimento rural – Setembro de 2017

Construção mural dos marcos regulatórios da questão étnico racial no Brasil – Novembro 2017

Ações

Através dos projetos, são realizadas oficinas socioeducativas temáticas, rodas de conversa, visitas às famílias, pesquisa sobre o perfil da juventude da escola, atividades culturais, além da promoção de debates, exposições, produção de audiovisual, oficinas de práticas, participação em seminários científicos e demais ações de mobilização e divulgação da temática juntamente a universidade e a sociedade. Durante as atividades, o projeto conta ainda com a participação dos educandos da Turma de Direito Fidel Castro.

De acordo com a coordenadora do projeto e docente do curso de Serviço Social da UFG, Maiara Batista, o “Semeando juventudes” pretende lançar sementes de inquietação, estudo e anseio de modificação nos corações e mentes dos e das participantes, buscando a produção de conhecimento de forma compartilhada, desenvolvimento do protagonismo juvenil, reconhecimento de direitos sociais e mobilização para acesso às políticas sociais no, do e para o campo, além de incentivo a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na Universidade Pública.

Ainda de acordo com a professora, o projeto deseja contribuir no fortalecimento da luta de jovens mulheres e homens que seguem combatendo a imposição do modelo produtivo do agronegócio, da precariedade do transporte público, do fechamento das escolas do campo, da Indústria Cultural, da insuficiência do crédito rural, da negação ao direito dos campesinos de transformar a realidade em que vivem. Assim, a maior bandeira do projeto é compartilhar a ideia que é chegada a hora e a vez da Juventude da Efago e também daquela proveniente do campo e da cidade, de reivindicar seus direitos e sonhos.

Efago3Efago4

Para mais informações em relação ao projeto, acesse as redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/Projetodeextensaoseso

Instagram: @semeandoefago