golpe

No Dia Internacional da Mulher, UFG anuncia Disciplina sobre o golpe de 2016 com recorte de gênero e outros segmentos populacionais

Por weberson dias. Em 08/03/18 21:40.

A Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG), sediada na Cidade de Goiás ofertará a partir de abril um Núcleo Livre Interdisciplinar sobre o Golpe de 2016. A proposta segue a tendência de várias Universidades que passaram a ofertar disciplinas com essa temática depois que o Ministro da Educação, Mendonça Filho, questionou a oferta da disciplina sobre o golpe na Universidade de Brasília (UnB) ferindo o princípio da autonomia universitária.

Uma das organizadoras da proposta, professora Margareth Pereira Arbués, também vice-diretora da Regional Goiás da UFG, afirma a importância de se discutir essa temática na Universidade. “A Universidade enquanto espaço plural e de construção do saber tem o dever histórico de refletir e debater as implicações do golpe sobre os direitos sociais e a democracia brasileira. Uma das dimensões do golpe resvala sobre o avanço de um tipo de ativismo conservador que tem comprometido as conquistas relativas as questões de gênero e aos direitos sexuais”, afirma.

O diretor da Regional Goiás, professor Renato Francisco dos Santos Paula, que também ministrará um módulo da disciplina, afirma que a conjuntura nacional exige que a Universidade cumpra cada vez mais sua função social debatendo todos os temas que gerem reflexão crítica e forme cidadãos comprometidos com um país mais igualitário e mais justo. “Além das implicações de gênero, o golpe de 2016 também afeta outras dimensões da vida em sociedade, por isso, a disciplina, de caráter optativo, abordará o retrocesso no campo dos direitos sociais e humanos que muda por completo as formas tradicionais de democracia e de justiça social”, conclui o diretor.

Além da UnB e da UNICAMP, até o momento outras nove universidades estão ofertando disciplinas com a temática.