fibra2

Regional Goiás disponibiliza Rede de internet Eduroam para a comunidade da UAECH

Por weberson dias. Em 25/05/18 09:37.

Com o passar do tempo a modernização exige de seus agentes mais rapidez e melhor segurança no acesso à internet. Deste modo, dando continuidade a atualização da infraestrutura de rede sem fio na Regional Goiás, a UFG finalizou a implantação da Rede Eduroam (Education roaming), um sistema gratuito e seguro de conectividade à Internet via Wi-Fi, na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH), antigo Colégio Santana. As melhorias na infraestrutura de rede de dados propiciará uma alta velocidade de internet entre os três prédios ativos da Regional, favorecendo aplicações avançadas na transmissão da informação.

UAECH

A inovação e melhoria no acesso foi possível graças a uma parceria entre o Centro de Recursos Computacionais da Regional Goiás com o apoio do Departamento de Telefonia da Regional Goiânia. Para adentrar a rede, estudantes e servidores devem, com um login único e senha, acessar o portal UFGNet.

Etapas

De acordo com o atual coordenador do Cercomp, Paulo Henrique Oliveira, o processo de instalação da fibra ótica se deu em duas etapas. Na primeira, levou-se o link de Internet com boa qualidade até a Biblioteca, que antes era atendida por um link de Internet inferior. Com o projeto instalou-se um cabo de fibra ótica até a Biblioteca Cajuí. A segunda etapa visou compartilhar este mesmo link com a UAECH, através da Tecnologia Sem Fio (Via Rádio). Uma antena transmissora foi instalada na Biblioteca Cajuí para emissão do link de Internet para outra antena receptora instalada na UAECH. “A estruturação de uma rede única facilitou as manutenções de equipamentos, monitoramento da rede de computadores e viabilizou acesso rápido e de qualidade aos servidores e alunos da Regional. Os equipamentos que fazem a transmissão via rádio são de tecnologia de ponta, o que mantém a qualidade e velocidade da Internet na UAECH”, assegurou Oliveira.

Antes

A UAECH era atendida por um link de Internet ADSL de 5 MB, uma conexão mais lenta e restrita a poucas atividades. Agora, todos os setores da Unidade possuem acesso à internet de qualidade, de forma que alunos, professores e Técnicos desempenhem suas funções sem grandes dificuldades.

A implantação da fibra ótica faz parte de um projeto maior da Regional iniciado este ano, no intuito de modernizar, ampliar e melhorar as conexões, a partir da implantação da fibra e instalação de modernos equipamentos. A partir de agora, os prédios ativos da Regional, que são a UAE de Ciências Sociais Aplicadas, a Biblioteca Cajuí e a UAE de Ciências Humanas estão interligados, o que significa mais facilidade de comunicação entre as Unidades da Regional. Com investimentos na ordem de R$ 49 mil, o projeto tem a finalidade de propiciar mais estabilidade, gerar uma maior qualidade na conexão de Internet e facilitar o gerenciamento dos recursos de Tecnologia da Informação (TI), resultando em economia, rapidez e segurança.

Eduroam

O Eduroam é uma iniciativa internacional lançada no Brasil em 2012 e que já reúne instituições de aproximadamente 60 países. Ele permite que estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet através de wi-fi em qualquer localidade do mundo que ofereça essa facilidade. O Eduroam é um serviço seguro e tem como benefícios a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada, a mobilidade e a facilidade de uso.