Bibliotecanova

Biblioteca Cajuí completa um ano em moderno espaço

Por weberson dias. Em 06/06/18 09:08.

Nesta terça-feira, dia 5, a Biblioteca Cajuí da Regional Goiás completou um ano da reinauguração do novo espaço, totalmente climatizado, moderno, confortável e adaptado para os estudantes. No novo prédio, a biblioteca funciona de segunda a sexta, das 7 às 22h, e aos sábados das 8 ao meio-dia. Conta ainda com uma sala de estudos 24 horas. Além de tudo isso, está aberta à comunidade para realização de palestras, cursos e demais eventos, mediante agendamento.

biblioteca1

Biblioteca

Totalmente nova, a estrutura da biblioteca tem dois pavimentos para atendimento ao público e área administrativa. O pavimento térreo conta com pátio de convivência, sala de estudos 24 horas com acesso à internet, sala de estudos em grupo para 45 pessoas e 15 gabinetes individuais, além do balcão de empréstimo e salas pedagógicas que possibilitarão aos docentes e discentes desenvolverem suas atividades. O segundo pavimento, abriga a área administrativa interna, elevador com capacidade para 6 pessoas, ambiente de estar e salas didáticas de áudio e vídeo, informática e multimídia. A biblioteca conta ainda com uma arena aberta com arquibancada para apresentações.

O prédio foi pensado no intuito de preservar os aspectos arquitetônicos de Goiás, tendo na arquitetura e fachada elementos característicos locais e de época da cidade, sendo, no entanto, contemporâneo. A estrutura conta com 1.200 m² de área total construída e tem capacidade geral para quase 20 mil exemplares de livros físicos e um acervo de referência de até três mil títulos, entre periódicos e jornais, além de materiais multimídia (CDs, DVDs e material eletrônico).

Frente Nova Biblio

Núcleo

É na Biblioteca também que está localizado o Núcleo de Acessibilidade da Regional Goiás e o Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI), conduzidos por bolsistas e voluntários, sob a coordenação dos professores Denise Oliveira e Welson Santos, que realizam ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos estudantes com deficiência. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Por tudo isso, o Núcleo de Acessibilidade e o LAI não poderiam estar em melhor lugar: a biblioteca, lugar de democratização do conhecimento, informação, estudo e, principalmente, lugar onde a educação inclusiva pode exercer a sua transversalidade, pois para cá vem os estudantes de todos os cursos da Regional. Além do mais, a estrutura do espaço é toda acessível para pessoas com deficiência.

Núcleo1

Parte da equipe do Núcleo de Acessibilidade.

Onde encontrar?

A Biblioteca Cajuí está localizada na Av. Dr. Deusdete F. de Moura, qd. 05, lt. 04, Centro (ao lado da UEG). Fazem parte da equipe Adriano Alcântara, Alex Oliveira, Audrival Júnior (licença) Cezar Araújo, Elismar Oliveira (estagiário), Jonatas Vieira e Sandiara Pedroso, coordenados pela bibliotecária Esdra Basílio. Para saber mais, ligue (62) 3371-2741.