Mérito7

Diretor da Regional recebe Diploma do Mérito Legislativo

Por weberson dias. Em 20/11/18 09:43. Atualizada em 20/11/18 16:31.

Além dele, estudantes e egressos da UFG foram também homenageados.

O diretor da Regional Goiás da UFG, Renato Francisco dos Santos Paula, recebeu nesta segunda-feira, 19, o Diploma do Mérito Legislativo Vilaboense das mãos do vereador Aderson Gouvea. A outorga da honraria aconteceu durante a sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Consciência Negra, no Plenário Dr. Brasílio de Ramos Caiado, na Câmara Municipal da Cidade de Goiás, por volta das 20h40. A mesa diretiva foi presidida pelo vereador Reginaldo Adorno e composta pelos vereadores Antônio Rossi e Iolanda Aquino.

Mérito1

O Diploma do Mérito Legislativo é regulado pelo Decreto 012 e foi instituído em 16 de agosto de 2017. A proposição é do vereador Reginaldo Adorno e destina-se a distinguir e condecorar personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes ao município.

Durante a apresentação do Mérito, o vereador Aderson fez um breve resgate histórico da situação dos negros no país, destacando sua participação na formação da identidade e cultura nacional. Destacou também que o Brasil possui a segunda maior população negra do mundo. São 110 milhões de pessoas, o equivalente a 54% de toda população e, apesar disso, segundo ele, ainda são comuns casos de racismo, preconceito e discriminação.

Mérito7

Honra ao Mérito

Renato Francisco dos Santos Paula é, atualmente, o único negro a ocupar um cargo de dirigente máximo das instituições de ensino superior da Cidade de Goiás, sendo o primeiro Diretor negro da Regional Goiás da UFG.

Além dele, outras personalidades do município também foram agraciadas. Foram elas: a estudante de Direito da Regional, representante do Movimento Levante Popular da Juventude e filha da servidora da UFG Cida Fogaça (In memoriam), Sara Fogaça; a estudante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e presidente da Associação Quilombola Alto do Santana, Fernanda Farias; a advogada, servidora pública e egressa da Regional Goiás, Alessandra Rodrigues; o presidente do Espaço Cultural Vila Esperança, Robson Max; o professor de História/Sociologia, Hélio de Deus; e o professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e docente da pós-graduação em Formação Docente em História e Cultura das Africanidades Brasileiras, Euzébio Carvalho.

Mérito3

Mérito5

Mérito4

Palavra

A estudante do Ledoc e presidente da Associação Quilombola Alto do Santana, Fernanda Farias, reforçou a importância de sua participação no I Encontro de Estudantes Quilombolas da UFG, ocorrido em Cavalcante (GO), no último final de semana e reafirmou que mesmo em tempos de regressão social, a luta continua. Em seguida, dedicou o título a sua comunidade e finalizou afirmando que o sangue que corre nas veias dos negros e negras é também vermelho, o que os torna humanos como todos os demais.

Na Tribuna, Sara Fogaça relembrou o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, ainda sem resposta, e citou a importância de Leodegária de Jesus. Afirmou que há muitos espaços onde a juventude negra não é convidada a estar e lembrou que a cada 3 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil. Por fim, resgatou que apesar do racismo explícito do presidente eleito, há que continuar na luta e na resistência.

O Direitor da Regional Goiás da UFG lembra que as políticas inclusivas, implantadas pela UFG, mas também por outras instituições de ensino superior, sobretudo, as ações relacionadas as quotas etnico-raciais, são um passo importante na luta contra a discriminação e o preconceito, mas que ainda estamos longe de atingir os patamares ideais de igualdade e de justiça social.

Mérito6

A estudante Fernanda Farias, do Ledoc, utilizando a tribuna

A mesa diretiva foi presidida pelo vereador Reginaldo Adorno e composta pelos vereadores Antônio Rossi e Iolanda Aquino. Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo pela Rádio 13 de Maio.

Mérito2

Mesa diretiva da sessão

Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo pela Rádio 13 de Maio.