I Encontro de Ostomizados 0

I Encontro de Ostomizados da Cidade de Goiás é realizado na Biblioteca Cajuí

Por weberson dias. Em 14/12/18 16:49. Atualizada em 14/12/18 18:22.

Grupo quer dar visibilidade às adversidades enfrentadas por pessoas com ostomia e busca conscientização da sociedade 

Aconteceu na última quarta-feira, 12 de dezembro de 2018, o I Encontro de Ostomizados da Cidade de Goiás, na Biblioteca Cajuí.

Segundo Damaris Morais, coordenadora do projeto de extensão “Programa de Apoio ao Ostomizado na Cidade de Goiás”, o objetivo do evento foi dar visibilidade às pessoas com ostomia do município, principalmente para as autoridades que podem fazer cumprir a Portaria MS/400, a qual normatiza a distribuição dos equipamentos coletores, sem os quais os pacientes não podem conviver em sociedade.

Goiás é sede da Regional de Saúde Rio Vermelho, que abrange dezessete municípios. “É provável que haja ostomizados em quase todos eles”, afirma Damaris, que é psicóloga técnica administrativa.

O evento contou com café da manhã, dinâmica em grupo, apresentação sobre os diferentes tipos de ostomia e distribuição de brindes. Estiveram presentes no evento vinte pessoas, entre os quais o secretário de Saúde da Cidade de Goiás, João Batista e o Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Vereador Tizil.

I Encontro de Ostomizados 4

I Encontro de Ostomizados 1

I Encontro de Ostomizados 5

 

 

Fonte: Arthur Maresca

Categorias: Noticias