Recepcao

Regional Goiás bate recorde de ingresso de novos alunos

Por weberson dias. Em 20/03/19 18:41.

Regional Goiás efetiva até o momento 178 matrículas

Depois de dois anos com o calendário acadêmico diferenciado por causa da reposição de aulas devido as paralisações de 2013 e 2015, a Regional Goiás da UFG inicia o primeiro semestre de 2019 de modo compatível com as demais Regionais da UFG e outras IES do estado, porém, o recesso acadêmico encerrado em 13 de março foi marcado por muito trabalho.

A direção da Regional e as equipes técnicas se revezaram durante o recesso para garantir que o início do semestre transcorresse sem contratempos. As matrículas para o primeiro semestre de 2019 acontecem entre fevereiro e março de 2019.

Segundo o coordenador-adjunto do Centro de Gestão Acadêmica (CGA), Katiel Corrêa Sousa Castro, o ingresso de estudantes na Regional Goiás nesse semestre superou as expectativas. Castro afirma que em 2018 foram efetivadas 170 matrículas e que até o momento já foram preenchidas 150 vagas sem contar com as vagas que serão preenchidas pela chamada pública: “Isso significa que poderemos ter 100% de preenchimento de vagas nesse ano”, afirma. O CGA acredita que “esse movimento está diretamente relacionado a regularização do calendário acadêmico”, conclui.

O diretor da Regional, professor Renato de Paula chama atenção para esse movimento que parece expressar um curioso paradoxo: “É muito positivo que tenhamos um aumento da demanda por vagas na Universidade, justamente no momento onde a Universidade passa pelas maiores dificuldades já enfrentadas em toda sua história. Isso significa que a sociedade quer ter acesso ao ensino superior público de qualidade, na contramão de alguns discursos que estão sendo veiculados pela mídia”.

O diretor ainda lembra da importância do processo de expansão e interiorização da rede federal de ensino afirmando que “o noroeste do Estado de Goiás ganhou muito com a consolidação da UFG na Região do Vale do Araguaia e do Rio Vermelho, é uma conquista histórica”.

Além do trabalho desenvolvido pelo Centro de Gestão Acadêmica (CGA) e pela Coordenação de Graduação (COGRAD), a Comissão de Heteroidentificação da Regional também trabalhou bastante. Essa comissão é responsável pela aplicação da Lei 12.711/2012 que dispõe sobre a reserva de vagas nas Universidades Federais. A professora Danielle da Silva Beltrão, membro da Comissão relata que foram feitas várias capacitações para todas as comissões das unidades acadêmicas da UFG e que na Regional Goiás a comissão se empenhou em cumprir a tarefa de garantir o ingresso dos estudantes elencados como público-alvo da referida lei. “Ainda há coisas para serem aperfeiçoadas, mas o trabalho feito já aponta um grande caminho na direção da inclusão social dos estudantes”, afirma.

No dia 25 de março, às 14 horas, acontecerá a chamada pública para as vagas remanescentes. O primeiro semestre de 2019 vai de 13 de março à 18 de julho. Confira aqui o calendário acadêmico. [CLIQUE AQUI]

Ingressar na universidade: uma conquista

Durante a realização das matrículas, era notável o clima de alegria entre os ingressantes, muitos dos quais vieram acompanhados pelos pais. É o caso de Anna Carolina da Silva, caloura do curso de Arquitetura e Urbanismo, que estava acompanhada da sua mãe, Jackeline Jesus da Silva. Anna Carolina e a sua família já residiam na Cidade de Goiás. Jackeline, que é artesã, comemora: "É uma alegria ver as duas filhas estudando. A mais velha faz engenharia na Unicamp [Universidade Estadual de Campinas], e agora ela [Anna Carolina] está entrando aqui".

O sentimento de conquista é compartilhado entre calouros e veteranos. Durante os dias 13 e 15 a Regional preparou atividades de boas vindas aos estudantes com informações práticas, como sobre os órgãos que compõem a estrutura organizacional da UFG, além dos trâmites cotidianos, possibilidades de intercâmbio e outros assuntos relevantes para a vida acadêmica. As ações desenvolvidas pela Regional Goiás e a sua comunidade para receber os estudantes pode ser acessada clicando aqui.

A Regional Goiás marca a presença da Universidade Federal de Goiás na região Noroeste do Estado. Em 2018 contava com 938 estudantes nos seus sete cursos de graduação, número que deve subir com a nova leva de discentes de 2019.

Anna Carolina e Jackeline Jesus: mãe e filha comemoram ingresso na Universidade

Recepcao

Estudantes são apresentados à vida acadêmica da UFG no pátio da UAECSA

Fonte: Arthur Maresca