carav2

Regional Goiás apoia caravana em defesa do cerrado

Por weberson dias. Em 14/08/19 10:38.

A programação segue até sábado, dia 24, quando ocorrem oficinas, ato público e encerramento na Praça do Setor João Francisco.

A Regional Goiás da UFG é uma das instituições parceiras na realização da II Caravana Agroecológica e Cultural do Centro-Oeste “Em Defesa do Cerrado”, que acontece na próxima semana, entre os dias 22 e 24 de agosto. Organizada pelos Núcleos e Grupos de Agroecologia, a caravana intenta fortalecer ações integradas entre ensino, na pesquisa e na extensão, respeitando o intercâmbio entre os saberes (popular, tradicional e científico).

O evento conta ainda como parceiros Instituições de Ensino Superior como a Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal de Goiás, ambos da Cidade de Goiás. Por parte da UFG, está na organização direta do evento os professores da Educação do Campo, Danielle Beltrão e Tales Fornazier. Segundo Fornazier, a Regional Goiás tem um papel estratégico por possuir os cursos de Educação do Campo e Turma de direito do Pronera, além de estar inserida numa localidade onde a luta pela terra é elemento marcante. “A regional pode contribuir cada vez mais participando, construindo e instigando espaços de diálogo como esse, trazendo os movimentos sociais da cidade e região que constroem a luta para se somarem a Universidade. Nesses tempos precisamos nos aproximar cada vez mais desse sujeitos coletivos, seja em defesa do cerrado, da Universidade pública ou qualquer outra pauta que nos unifique”, pontuou.

Rotas e percursos

A Caravana passará por vários municípios. A rota 1, do Distrito Federal, passará por Planaltina, São Sebastião e Brazlândia (DF), Pirenópolis, Corumbá e Goiânia. A rota 2 por Chapadão do Céu, Jataí e Rio Verde. A rota 3 por Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Barra do Garças (MT). A rota 4 por Bonito, Dourados e Campo Grande (MS). De acordo com a organização local, as frentes das quatro rotas finalizam seus percursos na Cidade de Goiás, onde acontece a culminância das caravanas que saíram pelos Estados do Centro-Oeste.

Quinta, 22

Sexta, 23

Sábado, 24

Troca de experiências