Capa LABPROJ Seminário

Questões de gênero na construção civil são tema de debate em seminário

Por weberson dias. Em 18/11/19 16:56.

Evento acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro

O projeto de extensão da UFG "Experiências de cooperação e capacitação de moradores para melhoria habitacional no bairro Tempo Novo" convida toda a comunidade vilaboense a participar do "I Seminário Mulheres e construção: questões de gênero na assessoria e colaboração". O seminário acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro (sexta e sábado). As atividades do primeiro dia se concentrarão na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA) e no segundo dia acontecerão no Bairro Tempo Novo, próximo ao novo abrigo de ônibus, construído em atividades do projeto de extensão. As inscrições devem ser feitas por meio do QR Code presente na arte ao fim da matéria.

A organização do evento reforça a importância do tema alertando sobre a invisibilidade do trabalho de mulheres na construção civil. "Apesar da sobrecarga que recai sobre as mulheres, com jornadas duplas e triplas, seu trabalho sofre um constante apagamento. Seus percursos cotidianos são os mais marcados por paradas e as tarefas de gerenciamento da morada são quase que exclusivamente responsabilidade delas. O trabalho é extenso e intenso, porém invisível. Apesar de toda a atenção ao lar, enfrentam ainda barreiras que dificultam a tomada de dianteira em trabalhos como o da construção", explica a professora Izadora Lanner, membra do projeto.

O seminário contará com a participação de Thais Rosa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), das moradoras do Tempo Novo Judith de Oliveira e Cacilda Santos, de Luiza Coelho e Raquel Freire do Coletivo Arquitetas Invisíveis, bem como da equipe do Laboratório de Projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional. 

O "I Seminário Mulheres e construção: questões de gênero na assessoria e colaboração" tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO).

Veja a programação do evento abaixo:

LABPROJ Seminário Gênero

LABPROJ Seminário Gênero

Fonte: Arthur Maresca

Categorias: Eventos