Capa Politizar 300x180

5º Politizar já está com inscrições abertas para alunos moradores da cidade de Goiás

Por João Paulo Lopes Machado. Em 09/03/20 11:42. Atualizada em 08/05/20 13:53.

As inscrições vão até o dia 21 de março de 2020

O projeto Politizar deu início a sua 5ª Edição e com ela vieram algumas novidades para os interessados em se tornarem deputados(as) estaduais, assessores (as) parlamentares ou jornalistas políticos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás durante uma semana. O prazo para as inscrições vão até o dia 21 de março e devem ser realizadas por meio do site do projeto (https://politizar.al.go.leg.br/). Serão destinadas aos participantes do projeto vagas para portadores de necessidades especiais (PNE) e ápatridas.

Para se inscrever, o interessado(a) deverá ser estudante universitário e preencher o formulário disponível no site oficial do projeto (https://politizar.al.go.leg.br/) Politizar UFG/ALEGO. É importante ressaltar que nessa edição é necessário enviar um vídeo de apresentação, que deve ter até 1 minuto, o qual o candidato deve responder à pergunta: “Por que eu devo ser selecionado para ser Deputado(a), Assessor(a) ou Jornalista por uma semana?” e também de uma carta de até uma lauda respondendo a “Qual impacto desejo causar na sociedade como Deputado(a), Assessor(a) ou Jornalista por uma semana?”. O Projeto Politizar contará, além das eleições para Deputado, membros da mesa e comissões, com a eleição de Governador e Vice-Governador. O projeto também realizará uma seleção de dois estudantes do curso de direito a partir do 7º período a fim de trabalharem como procuradores da Assembleia na simulação, de modo voluntário e não remunerado.

Os alunos do interior farão as suas respectivas entrevistas através do Skype ou WhatsApp-Vídeo, em razão da distância e impossibilidade de virem para algumas etapas. Todos(as) que se inscreverem e forem do interior serão selecionados seguindo os mesmos critérios de quem não for. Deverão se inscrever no formulário e estarem presentes durante a entrevista (à distância) e o treinamento (em Goiânia). Serão ofertadas 10 vagas de auxílio entre os municípios de Rio Verde, Goiás, Luziânia, Palmeiras, Acreúna e Indiara. A seleção das bolsas será divulgada pela coordenação e não exclui a participação de outros candidatos que não forem contemplados por ela.

O Projeto Politizar

O Politizar é um projeto de extensão que conta com apoio da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Escola do Legislativo. Seu objetivo é aprimorar a relação entre o Estado e a sociedade civil e promover experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas políticos dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Nele, serão selecionados 41 deputados(as), 41 assessores(as), 6 jornalistas e 2 procuradores, que terão a oportunidade de participarem de todos os trâmites da casa legislativa, além de elaborar projetos de leis e emendas do orçamento do Estado.

Cronograma do 5º Politizar

I. INSCRIÇÕES: ATÉ 21 DE MARÇO
Online, pelo site: politizar.al.go.leg.br/

II. TREINAMENTO: 02, 03 E 04 DE ABRIL;
02/04: Abertura

Auditório Costa Lima – Assembleia Legislativa de
Goiás. Endereço: Alameda dos Buritis, 231 - St.
Oeste, Goiânia
03/04 e 04/04: Treinamento

Teatro Asklépios – Faculdade de Medicina da
UFG. Endereço: R. 235, s/n - Setor Leste
Universitário, Goiânia

III. ENTREVISTAS: 13, 14, 15, 16 E 17 DE ABRIL (13/04 a 17/04);
Museu Antropológico – UFG. Endereço: Av.
Universitária, 1166 - Setor Leste Universitário,
Goiânia

IV. RESULTADO: 27 DE ABRIL
Online, pelo site: politizar.al.go.leg.br/ e pelo e-mail