A Regional Responde: Assistência Estudantil da Regional Goiás da UFG
Perguntas e respostas mais frequentes sobre a Politica de Assistência Estudantil da Regional Goiás da UFG
Cursar o Ensino Superior é um sonho para muitos, mas também há muitas dúvidas sobre o tipo de assistência que os alunos recebem da Universidade Federal de Goiás. Pensando nisso, a Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária da Regional Goiás elaborou esse tópico de perguntas frequentes para informar e garantir que todos tenham acesso a informações fundamentais ao ingresso na UFG.
1-A Assistência Estudantil na Regional Goiás é um programa universal?
Ainda não. Apenas os atendimentos psicológicos. Para acessar os demais programas, é necessária a verificação da situação de vulnerabilidade social do estudante através do estudo socioeconômico.
2-Quando e como posso me inscrever?
Os editais são lançados a cada início de semestre letivo.
3- Quais os auxílios que posso solicitar?
No momento, são disponibilizados os seguintes projetos:
Alimentação: valor de R$ 250,00 reais
Moradia: valor de R$ 500,00 reais) e
Permanência: valor de R$ 400,00 reais.
4- Como é feito o repasse dos recursos para os estudantes?
Todos os projetos são repassados via espécie diretamente na conta bancária do estudante.
5- Qual é o perfil do estudante beneficiário da PAE?
Estudantes em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados, cuja renda familiar não ultrapasse a um salário-mínimo e meio.
6- Quais as exigências para manutenção dos auxílios?
a) Frequência mínima de 75%;
b) aprovação mínima de 50% + 1 das disciplinas cursadas. O usuário que reprovar mais de uma vez na mesma disciplina ou período letivo poderá perder o auxílio, salvo se houver parecer favorável da equipe de Assistência Estudantil da Universidade, conforme a Resolução Consuni/UFG 44 de 2017;
7- Serei usuário dos benefícios até a conclusão do meu curso?
Sim, desde que haja disponibilidade orçamentária e você cumpra com os critérios de manutenção nos benefícios. O usuário terá os benefícios automaticamente cancelados após a conclusão de todas as disciplinas do curso.
8- Quais as datas previstas de pagamento dos auxílios?
Não há data predefinida para os pagamentos. Geralmente os pagamentos são realizados até o décimo dia útil de cada mês.
9 – O estudante pode receber mais de um beneficio?
Sim. Desde que haja recurso suficiente, como também a necessidade social apresentada pelo estudante.
10- Existe uma quantidade específica de vagas de bolsas?
Não. O quantitativo de vagas de bolsas são disponibilizadas conforme a disponibilidade de recurso liberada pelo MEC anualmente.
11- Existe alguma forma de divisão de vagas de bolsas por curso.
Não. A seleção dos estudantes para participar dos projetos sociais é baseado nos critérios socioeconômicos do núcleo familiar, independente do curso.
12- Ocorreram mudanças na minha situação de vida financeira/familiar e/ou acadêmica (troca de curso, desemprego, afastamento por motivos de saúde, entre outros) e isso poderá dificultar a minha permanência no curso. O que devo fazer?
Você deve procurar qualquer profissional da assistência estudantil da Regional e informar sua situação para que as providências cabíveis sejam tomadas. É responsabilidade do usuário informar e manter seus dados atualizados.
13- Em relação a outras dúvidas sobre a Política de Assistência Estudantil. Quem e onde procurar?
Você deve procurar algum profissional da Assistência Estudantil. Dúvidas referentes aos editais de acesso e ao formulário no SIGAA e a documentação devem ser esclarecidas diretamente com o setor de assistência estudantil da Regional, pessoalmente ou através de telefone ou e-mail.
Mais informações:
Endereço da CCOM: Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás – Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Avenida Bom Pastor, S/Nº, Bairro Areião - Cidade de Goiás, e-mail institucional ccomufg@gmail.com, ou por telefone (62) 3371-9323.
Fonte: João Paulo Lopes
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