Professor da Universidade de Princeton dará palestra no dia 16/06
Grupo de Pesquisa Mutamba convida Pedro Meira Monteiro para palestrar em espaço virtual da Regional Goiás
No dia 16 de junho de 2020, às 15h, o professor Pedro Meira Monteiro realizará palestra sobre "A margem do sujeito: ferramentas teóricas para pensar a sobrevivência e a política em espaços periféricos", a convite do Grupo de Pesquisa Mutamba - Patrimônio, Políticas Públicas, Tecnologia e Sociedade. O evento terá a participação do Reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil. A palestra acontecerá em sala virtual, a qual pode ser acessada clicando aqui. O evento tem a coordenação da professora Andréa Abrahão Costa (Direito UFG).
Pedro Meira Monteiro é professor titular de literatura e cultura brasileira na Princeton University. Diretor do Departamento de Espanhol e Português, é filiado ao Programa de Estudos Latino-americanos e ao Brazil LAB-PIIRS. É colaborador de revistas como a piauí, distribuída pelo Grupo Abril e a serrote, do Instituto Moreira Salles (IMS); é também autor, entre outros, de Signo e desterro: Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil (Hucitec, 2015) e Conta-gotas: máximas e reflexões (E-galáxia, 2016). Em 2020, a editora Relicário lança A queda do aventureiro: aventura, cordialidade e os novos tempos em Raízes do Brasil (segunda edição, revista e ampliada) e Nós somos muitas: ensaios sobre crise, cultura e esperança, em parceria com Rogério Barbosa, Flora Thomson-DeVeaux e Arto Lindsay.
Sobre o Mutamba
O Mutamba vem se fortalecendo como grupo de pesquisa com a participação ativa de seus membros, intercambiando informações, aprimorando as pesquisas dos membros do grupo e envolvendo a comunidade acadêmica e externa nos eventos do grupo. Para tanto, em todas as reuniões ordinárias do grupo há um seminário, apresentado por um membro efetivo do grupo, com posterior discussão da pesquisa e proposição de sugestões e reflexões acerca do que foi apresentado. Espera-se contribuir para a institucionalização da pesquisa na Regional Goiás da UFG, não apenas de modo individual, tendo em vista as pesquisas de cada docente, mas também coletivamente.
Fonte: João Paulo Lopes
Categorias: Noticias