Núcleo de Acessibilidade recebe ASCOM em reunião
Encontro foi recheado de propostas para dinamizar a divulgação do grupo e melhorar acessibilidade
Na última terça-feira (21) o Núcleo de Acessibilidade da Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) esteve em reunião e convidou a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Regional, na figura do estagiário Arthur Maresca. Participaram da reunião estudantes com deficiência atendidos pelo núcleo, monitores, além de estudantes e docentes interessados. A pauta da reunião incluiu novos diversos projetos da universidade que são de interesse dos estudantes, legibilidade das peças publicitárias desenvolvidas e publicadas por intermédio da ASCOM, formas de desenvolver e melhorar uma linguagem mais acessível, além da divulgação das ações do núcleo.
A partir das discussões, produziram-se encaminhamentos que possivelmente enriquecerão o trabalho de comunicação na Regional Goiás. Foi demandada a criação de uma página do Núcleo de Acessibilidade no site da Regional, além de estreitar a relação da ASCOM com o núcleo para a troca de conhecimentos a partir das experiências desenvolvidas nos seus âmbitos.
Aqui tem o núcleo de acessibilidade
As falas foram todas muito proveitosas. Uma das que mais convocam à atenção da comunidade acadêmica ao tema foi do estudante Luiz Humberto, estudante de Arquitetura e Urbanismo, pessoa com deficiência - baixa visão: "'Vem pra UFG porque aqui tem o Núcleo de Acessibilidade para te dar suporte', se o estudante ler isso, ele vai sentir que a UFG também é o lugar dele". Para Humberto, a universidade precisa reforçar a mensagem de que já dispõe de programas de inclusão no acesso e na permanência de estudantes com deficiência.
Defender direitos
Para Denise de Oliveira Alves, coordenadora do Núcleo na Regional Goiás, é essencial proteger os direitos das pessoas com deficiência em diferentes esferas. Oliveira explica: "É por isso que as ações do Núcleo não se limitam ao atendimento ao estudante para provimento de acessibilidade ao currículo na educação superior, e uma das ações recentes é a parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Prefeitura Municipal de Goiás/GO para somarmos esforços e estratégias tendo em vista a participação de pessoas com deficiência, em condições de igualdade de oportunidade, no concurso da Prefeitura de Goiás/GO, disciplinado pelo EDITAL Nº 001/2020".
Sobre o núcleo
Na Regional Goiás o núcleo tem se empenhado em ações inclusivas diversas e constantes. Segundo informações colhidas no site do Núcleo de Acessibilidade da UFG, são seus objetivos conscientizar a comunidade universitária do direito das pessoas com deficiência e do processo de inclusão, oferecer apoios diversos por meio de soluções para a eliminação de barreiras, orientar as coordenações e professores e implementar a Política de Acessibilidade da UFG, visando institucionalizar as ações já existentes e deslumbrando ações futuras.
Fuente: Arthur Maresca