Webinar com Tales Fornazier discute Serviço Social e luta antirracista
Videoconferência ocorre no dia 8/10 às 19 horas; iniciativa é resultado de parceria entre CRESS Goiás, NUCRESS Rio Vermelho e Regional Goiás
O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Goiás) e seu Núcleo de Base, (NUCRESS Rio Vermelho), autor da iniciativa, em parceria com a Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizam no dia 8 de outubro, das 19h às 21h30, um webinar com o assistente social, escritor e professor Tales Fornazier, sobre o livro de sua autoria “Serviço Social e Luta Antirracista – Contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo”. Docente do curso de Serviço Social, Tales também é membro da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS Goiás. Representando o CRESS Goiás e o NUCRESS Rio Vermelho respectivamente, participarão a Conselheira Paula Oliveira e a professora Selma Leite. Participa também o diretor da Regional Goiás da UFG, professor doutor Renato de Paula. A programação inclui após a conferência virtual a participação interativa por meio de perguntas feitas por meio do chat durante a transmissão.
O livro, segundo o próprio autor, tem como eixo condutor a discussão do racismo estrutural no Brasil, bem como a sua intrínseca e sistemática relação com o sistema de exploração e dominação capitalista e demarca o longínquo histórico de luta e resistência antirracista no país. Para o CRESS Goiás também evidencia a premente necessidade do Serviço Social Brasileiro ter na ordem do dia esse debate – tanto no campo da formação, quanto do trabalho profissional – por compreender que isso é pressuposto para garantia da coerência com a direção emancipatória do Projeto Ético-Político profissional.
A obra traz resultados da pesquisa realizada com as dirigentes negras das direções nacionais das entidades da categoria e da pesquisadora de referência da ênfase de Raça/Etnia do Grupo Temático de Pesquisa da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) "Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Feminismos, Raça/Etnia e Sexualidades", durante o biênio 2017-2018.
“A partir de um olhar do campo da formação, pesquisa, trabalho profissional e movimento estudantil, essa pesquisa teve como principal objetivo entender qual o lugar que a temática étnico-racial ocupa no interior das entidades profissionais e quais mediações construídas para fortalecer a luta antirracista, considerando a direção sociopolítica hegemônica da profissão”, destaca a editora Letramento, na divulgação do trabalho.
A editora conclui que tal produção pode apresentar contribuições às pessoas que militam contra o racismo, pesquisadores/as, estudantes e docentes que lutam por uma sociedade livre de exploração, opressão e dominação; e que almejam construir uma sociedade realmente livre e emancipada humanamente.
A videoconferência terá transmissão ao vivo e simultaneamente pelo Facebook (https://www.facebook.com/cressgo) e pelo Youtube do CRESS Goiás (https://www.youtube.com/c/CRESSGoi%C3%A1sOficial).
Sobre Tales Willyan Fornazier Moreira
Tales possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é doutorando em Serviço Social também pela PUC-SP. Atualmente serve como docente substituto no curso de Serviço Social da Regional Goiás da UFG. É pesquisador vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social da UFTM, associado a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista do PEPGSS da PUC-SP. Possui experiência profissional como assistente social nas políticas de assistência social e saúde mental. Já participou das gestões da ABEPSS (2015-2016), na condição de representante discente nacional, e do CRESS-MG (Seccional Uberlândia) na gestão provisória em 2017. Tem se debruçado a pesquisar o serviço social, com ênfase no debate étnico-racial; luta antirracista; formação e trabalho profissional e projeto ético-político do serviço social.
Texto: ASCOM CRESS Goiás
Fuente: ASCOM CRESS Goiás