Egressa de Direito publica artigo em periódico da UFPB

Por Arthur Maresca. Em 26/10/20 14:27. Atualizada em 26/10/20 14:41.

Anna Dutra foi convidada a publicar na revista e afirma que Regional foi 'fundamental'

As universidades públicas são responsáveis pela maior parte da produção científica brasileira (95%). Publicações com temas de grande relevância têm sido escritas por estudiosas e estudiosos que estão em formação ou já se graduaram nas instituições públicas de ensino superior. É o caso do artigo "A invisibilidade do trabalho das camponesas: perspectivas do movimento de mulheres camponesas para sua superação", publicado na Revista Okara, da Universidade Federal da Paraíba, de autoria da bacharela em Direito Anna Paula Brito Dutra, egressa da Regional Goiás da UFG.

Dutra busca destrinchar o cenário do trabalho das mulheres do campo, as quais, segundo a autora, sofrem com a invisibilidade do seu labor por vezes em meio ao acúmulo de funções e muitas vezes lido como trabalho auxiliar ao dos homens. Além disso também recupera a trajetória de luta das mulheres camponesas, apresentando questões culturais e legislativas que dão o tom à labuta pela garantia de direitos.

O trabalho, segundo a bacharela, é fruto das contribuições das próprias camponesas. "Busquei a partir das lutas das Camponesas e sob a perspectiva delas analisar e apontar caminhos para a superação desse problema", explica Dutra.

Para ela, o ambiente encontrado na Regional Goiás foi primordial para aumentar seu interesse no assunto e desenvolver seus estudos sobre o tema: "A Regional Goiás foi fundamental na escolha do tema e no desenvolvimento da pesquisa, que foi também tema de minha monografia. E é desenvolvida a partir de um grupo de pesquisa coordenado pela professora Margareth Arbués, que me orientou ao longo destes estudos e sempre me auxiliou. Além disso, a proximidade da Regional com os movimento campesinos, com destaque à turma de Direito do Pronera, que conta com uma integrante do Movimento de Mulheres Camponesas entre suas alunas, Rosângela Piovizani, uma referência para a construção do meu artigo. Isso demonstra como a Regional e a UFG impactaram no desenvolvimento dessa pesquisa, pela qual recebi o convite para publicar na Revista Okara".

O resumo do artigo, bem como o artigo completo em PDF, podem ser visualizados clicando aqui.

Fonte: Anna Dutra e Arthur Maresca

Categorias: Noticias Noticia