Regional Goiás tem novo link dedicado de internet de 100 Megabits
O link dedicado foi liberado no final do mês de novembro
A Direção da Regional Goiás da UFG vem informar a toda a comunidade acadêmica, que no final do último mês de novembro, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), fornecedora de internet às Universidades que compõem tal Rede, conseguiu a liberação do link definitivo de 100 Megabits para a Regional Goiás.
O Centro de Recursos Computacionais (CERCOMP) da Regional Goiás da UFG, desde que foi criado tem envidado esforços para administrar a internet fornecida à comunidade acadêmica. Com um link de 20 megabits, a comunidade era frequentemente surpreendida com perdas repentinas e momentâneas de sinal, prejudicando tanto as atividades pedagógicas quanto administrativas.
Para minimizar o problema, há anos as direções da Regional têm reservado parte dos recursos para contratar de forma emergencial links com maior capacidade, de fornecedores terceirizados. Em 2018, depois de inúmeras investidas sem sucesso a Direção da Regional e o CERCOMP solicitaram à Secretaria de Tecnologia da Informação da UFG (SeTi-UFG) a contratação de um link de 100 megabits não dedicado de algum provedor local. A contratação temporária e em caráter emergencial serviu de base para que o CERCOMP da Regional se certificasse de que essa capacidade de fornecimento seria adequada para as necessidades da Regional Goiás. Essa contratação contou com mais duas prorrogações, atendendo a Regional nos anos de 2019 e no início de 2020.
No primeiro semestre de 2020 houve uma significativa melhoria no sistema na velocidade e estabilidade, quando a empresa contratada para fornecimento do link complementar substituiu seus equipamentos de transmissão via-rádio e passaram a transmitir o sinal por fibra-ótica.
No último dia 16 de novembro, a Rede Nacional de Pesquisa conseguiu a liberação do link definitivo de 100 Megabits para a Regional Goiás. “Essa ativação irá melhorar significativamente os serviços de internet da Regional” afirma Paulo Henrique Oliveira, coordenador do CERCOMP.
“Essa conquista é fruto do trabalho incansável dos nossos técnicos e da nossa gestão insistente junto a Reitoria e a própria RNP nesses últimos três anos. Vamos comemora-la, mas vamos também seguir lutando por mais melhorias”, disse o Diretor da Regional, Prof. Renato de Paula.
Fonte: João Paulo Lopes com contribuição de Renato de Paula
Categorias: Noticias