Discente de Arquitetura e Urbanismo lança exposição virtual "Tête-à-Tête"

Por João Paulo Lopes Machado. Em 11/12/20 10:59. Atualizada em 14/12/20 16:13.

Confira o projeto virtual de Nayara Cristina, discente de Arquitetura e Urbanismo

A discente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás, Nayara Cristina Gonçalves Silva, lançou a exposição virtual "Tête-à-Tête". Como inspiração, a exposição tem as fachadas de edificações no centro histórico e entorno da cidade de Goiás, e que deve ser abrangido para periferia e franjas da cidade. Em seu projeto, o objetivo geral apresenta: "Incentivar a sensibilização visual nas relações entre sujeito e lugar, sendo o segundo a região que compreende o centro histórico da Cidade de Goiás – Go e assim valorizar a paisagem histórica preservada e protegida pelos devidos órgãos de conservação e prefeitura, fortalecendo o turismo arquitetônico". A exposição virtual está disponível na rede social Instagram @tete_a_tete_goias.

O projeto é financiado pela Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Confira abaixo uma breve entrevista com Nayara Cristina:

Regional Goiás: Nayara, como e quando surgiu a ideia do Projeto Tête-a-Tête?

Nayara Cristina: Bom, o Tête-à-tête surgiu em 2017, o primeiro ano em que decidi passar o recesso da Universidade em Goiás por entender que aqui agora era a minha casa. Saí pela cidade simplesmente disposta a desenhar, como já fazia quando participava das ações do Urban Sketchers Cidade de Goiás. Porém, o trabalho foi assumindo outra proporção e de repente vi a possibilidade de nascer um projeto. Depois de reconhecer essa produção como um projeto copias foram expostas na Biblioteca Cajuí, onde estão ainda hoje.

Regional Goiás: Quais as suas expectativas futuras para o projeto após ser aprovado e financiado pelo governo federal?

Nayara Cristina: Agora, com o financiamento federal a expectativa é conseguir que um público maior tenha acesso a esse material produzido e conseguir que as pessoas revejam suas ações no momento de interagir com as edificações históricas da cidade de Goiás. Que isso gere uma nova relação entre sujeito e lugar e colabore na formação de uma educação patrimonial que entenda a importância de se preservar as memórias da cidade. 

Confira também algumas imagens do trabalho já apresentado pela estudante na sua página virtual:

Nay 1.jpeg Nay 2.jpeg

 

Nay 3.jpeg Nay 4.jpeg

Imagens retiradas da página virtual do projeto em: @tete_a_tete_goias

O projeto da estudante Nayara Cristina pode ser conferido na íntegra acessando aqui.

Fonte: João Paulo Lopes e Instagram @Tete_a_tete_goias

Categorias: Noticias