Gabriel Aires Peixoto expõe trabalho no Instituto Goeth
Filial baiana da instituição alemã apresenta o estudante de Arquitetura e Urbanismo na exposição “Curando”
Usando o pseudônimo Clemente, o artista e estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gabriel Aires Peixoto de Lima, participa de uma exposição coletiva e on-line no Goethe-Institut de Salvador/BA. Trata-se da exposição “Curando”, cuja curadoria é de Alexandra Rodríguez, que acontece do dia 3 de dezembro 2020 até 15 de novembro de 2021 e pode ser experienciada no hotsite da exposição.
Com trabalhos de diferentes técnicas e modalidades artísticas, a exposição pauta, a partir do trabalho de 13 artistas, o processo de cura emocional e espiritual, seja da perspectiva individual, seja da coletiva, mas sempre revelando de alguma forma o poder da metamorfose humana. Para Rodríguez, a ideia é incitar os observadores a “encontrar refúgio e ressonância na arte”.
Gabriel (21) é recifense (PE), mas reside em Goiás (GO) desde que ingressou como estudante na Regional Goiás da UFG. Seu olhar sensível com o espaço se solidifica na sua expressão poética por meio de bordados e também em outras técnicas.
O discente explica que seu trabalho foi selecionado através de uma convocatória pública. “Foi realizada pela artista venezuelana Alexandra Rodríguez, conhecida como Culturalex. Enviei a série ‘O rio’, mas posteriormente foram selecionados mais três trabalhos para integrar a exposição”, afirma Aires.
Por ser um jovem artista e ainda com pouca experiência expositiva, Gabriel tinha pouca expectativa em ser selecionado: “Em janeiro desse ano eu havia feito um compromisso comigo de que iria dedicar mais tempo para estudar e entender esse lugar de criação e tradução através da arte. E no meio desse processo de autoconhecimento veio a pandemia. Daí os processos iniciados com o ano novo se tornaram outros processos e que acabaram virando um misto de passado e presente. Quando surgiu a possibilidade de submeter as peças desenvolvidas durante a pandemia para a convocatória fiquei muito interessado, mas com poucas esperanças por ser a minha primeira no Goethe”.
Sobre a exposição coletiva "Curando", o estudante afirma ela tematiza o processo de transformação e cura, emocional e espiritual e que isso deve gerar identificação entre os espectadores. “Os trabalhos selecionados são das mais variadas disciplinas, como dança, performance, instalação, grafite, entre outras. É interessante observar como essa temática do processo de cura e transformação perpassa por todos os trabalhos de alguma forma. As minhas peças exploram a representação através do bordado com intervenções de aquarela e sublimação” conclui o artista.
Exposição “Curando
Realização: Goethe-Institut - Salvador/BA
Local: https://www.cura-heal.com/exposico
Curadoria e design: Alexandra Rodríguez (Culturalex)
Acesso gratuito
Fuente: Arthur Maresca
Categorías: Noticias