Recicla Goiás participa da construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Por João Paulo Lopes Machado. En 16/07/21 16:36 . Actualizado en 20/07/21 09:18 .

O Coletivo vem contribuindo ativamente no plano municipal de Goiás

Desde a sua criação, no segundo semestre de 2019 até o lançamento oficial da Coleta Seletiva no município de Goiás, no dia 22 de junho de 2020, o Coletivo Recicla Goiás vem desempenhando um papel importante nas políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e ao cooperativismo. Sempre objetivando a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na cidade de Goiás, o seu trabalho refletiu diretamente na adequação das condições de trabalho das catadoras e catadores nos moldes da economia solidária. Com isso, foi possível a criação da cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis de Goiás, a Recicla Tudo. Essas ações sempre feitas em parceria com entidades públicas como a Prefeitura Municipal de Goiás, Câmara de Vereadores de Goiás, Promotoria do Estado de Goiás.

Na continuação e desenvolvimento de suas atividades do Coletivo Recicla Goiás, os Ciclos de Seminários Internos aconteceram entre seus integrantes durante o primeiro semestre de 2021 até o presentem momento. Por conta da pandemia de Covid-19, a maioria dos encontros foram de forma virtual. Também nesse período, o Coletivo vem trabalhando em parceria com entidades públicas e a Cooperativa Recicla Tudo, tratando de diversos temas ambientais, como o problema antigo do lixão de Goiás.

O Coletivo Recicla Goiás vem contribuindo ativamente na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) da cidade de Goiás. O Plano é responsável pelo mapeamento de todo o processo dos resíduos sólidos, desde a sua emissão até a destinação final.

Utilizando de estudos e diagnósticos já feitos do Plano Estadual de resíduos sólidos de Goiás (SECIMA/UFG, 2017) e do diagnóstico do Plano de Saneamento Básico da cidade de Goiás (FUNASA/IFG, 2019), o Coletivo vem se reunindo semanalmente junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Goiás, Promotoria do Município de Goiás e a empresa responsável pela elaboração do plano para debater diversos pontos da minuta do PMGIRS que precisam ser considerados. Para isso, o Recicla Goiás produziu um parecer que foi entregue aos gestores responsáveis pela elaboração do PMGIRS. O documento foi protocolado, dia 15/07/21, na Prefeitura Municipal de Goiás. O parecer leva em consideração uma sessão de observações do Águas do Cerrado/Gwata/UEG sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Cidade de Goiás, GO, Versão no. 1, 2021, elaborado por Márcia Nayane R. Santana (coordenadora e responsável técnica, sócia da empresa MN Consultoria e Soluções LTDA).

Para conferir o parecer do Recicla Goiás na íntegra, clique aqui. 

Um dos principais pontos que preocupa o Coletivo Recicla Goiás, em relação a minuta do Plano PMGIRS apresentado é a questão de se construir uma estrutura para a triagem dos recicláveis que chegam misturados no caminhão da coleta convencional na estação de transbordo. A preocupação se deve a dois fatores: 1. Acredita-se que ninguém deve mais colocar a mão em materiais que estão misturados e contaminados e 2. A cidade já tem coleta seletiva, um centro de triagem e é para lá que deve ir todo o material reciclável, previamente separado nas fontes geradoras (residências, comércios e demais instituições). Pautados pela Lei Federal, o Coletivo acredita que o melhor encaminhamento é a separação dos resíduos na fonte geradora, ou seja, separar os recicláveis para a coleta seletiva, separar os demais materiais não recicláveis para a coleta convencional e incentivar a compostagem em seus locais de origem, na medida do possível. No limite, o caminho não é investir os recursos públicos na construção de uma outra estrutura para triar os matérias recicláveis, mas sim, investir na a sensibilização ambiental por meio de um processo educativo, no qual toda a comunidade participa e faz a sua parte para a destinação adequada dos resíduos sólidos.

A minuta do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da cidade de Goiás pode ser conferida aqui. 

O Coletivo Recicla Goiás vai continuar trabalhando junto às entidades públicas na efetivação de medidas que levem em Política Nacional de Resíduos Sólidos na cidade de Goiás.

Sobre o Coletivo Recicla Goiás

O Coletivo Recicla Goiás, criado e atuante na cidade de Goiás - GO, reúne pessoas diversas: educadoras/es; estudantes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Goiás (Câmpus Goiás), Instituto Federal de Goiás (Câmpus Cidade de Goiás), Universidade Estadual de Goiás (Campus Cora Coralina), bem como Frades Dominicanos, SindGoiás, ESSÁ e Silmoê Filmes, Crisálida, Incubadora Social da UFG  e demais pessoas da sociedade civil vilaboense. Diferentes saberes e áreas do conhecimento que se (re)uniram em potência de ação, a fim de dar visibilidade à questão dos resíduos sólidos e às condições de trabalho de catadoras/es que fazem do lixo, e no lixão, sua sobrevivência.

recicla 1.jpeg
Encontro de formação Cooperativa Recicla Tudo. Centro de Triagem de Recicláveis, Goiás, GO, maio 2021. - Foto: Jaqueline Talga

 

 recicla 2.jpeg
Visita técnica da câmara de vereadores, secretários municipais e coletivo recicla Goiás ao lixão de Goiás. Lixão da cidade de Goiás. Dezembro 2019. Foto: Murilo Mendonça.

 

recicla 3 0 2021.jpeg
Compostagem de resíduos orgânicos em casa. Fotografia do filme: Reginaldo e as minhocas, 2021.

 

 Recicla 4 - 2021.jpeg
Coleta Seletiva Solidária em Goiás, GO. Fotografia do filme: Deixa que a gente leva, 2021.

 

 

Fuente: Ascom do Câmpus Goiás da UFG

Categorías: Noticias