Câmpus Goiás da UFG retoma Curso de Extensão Serviço Social e Estágio

Por Luizmar Peixoto. Em 06/08/21 14:12. Atualizada em 11/08/21 08:45.

Os módulos 2 e 3 terão 16 encontros entre agosto e dezembro de 2021

A Universidade Federal de Goiás – UFG/Câmpus Goiás, por meio do Curso de Bacharelado em Serviço Social, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas do CG, dá sequência ao “Curso de Extensão Serviço Social e Estágio: formação sistemática e educação permanente na UFG/Câmpus Goiás”. Neste semestre, serão realizados os módulos 2 e 3 do curso. O módulo 1 ocorreu de novembro de 2020 a fevereiro de 2021.

O curso objetiva contribuir e subsidiar o processo que envolve a educação permanente e a atualização das dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético- políticas de estagiárias/os, supervisoras/es acadêmicas/os e em campo, bem como de assistentes sociais vinculadas/os às entidades e instituições conveniadas com a UFG para o desenvolvimento de estágios. Em sua justificativa, o projeto cita Paulo Freire para enfatizar a importância do estágio para o aprendizado: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.

Além do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás 19ª Região, por meio de suas comissões de Orientação e Fiscalização e de Trabalho e Formação, são parceiras da UFG nessa “construção coletiva” as seguintes instituições e/ou entidades: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS/Regional Centro-Oeste, Centro Acadêmico de Serviço Social Carlos Marighella/UFG Câmpus Goiás, Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO, Instituto Federal de Goiás – IFG/Câmpus Cidade de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiás, Prefeitura Municipal de Itaberaí-GO e demais instituições conveniadas para a realização de Estágio Supervisionado em Serviço Social.

Estão inscritas no curso 87 pessoas, mas ainda é possível fazer novas inscrições. Interessadas/os devem preencher o formulário disponível neste link: (https://forms.gle/KVw3UjDjvM6yc5SZ7). Todas as pessoas inscritas terão direito a certificado de participação.

Os encontros serão realizados de forma remota, em uma sala virtual da plataforma Google Meet, assim como, serão transmitidos ao vivo, para o público externo, pelo Youtube da UFG, com retransmissão simultânea pelas redes sociais (Youtube e Facebook) do CRESS Goiás e demais entidades parceiras.

Modulo 2

O módulo 2, de 11 de agosto a 20 de outubro, terá como tema principal “Trabalho, atribuições, competências e as exigências institucionais e profissionais”. Ao todo, serão onze encontros, sempre às quartas-feiras, das 19 às 22 horas. Dia 11 a Dra. Adrianyce Angélica Silva de Sousa (UFF), falará sobre “Serviço Social, trabalho e ontologia do Ser Social”, tendo como mediadora a professora da UFG/Câmpus Goiás, Neimy Batista da Silva e como facilitadora Samara Santos Silva. No dia 18 o assunto é “A instrumentalidade do Serviço Social e seus fundamentos”, com exposição da Dra. Yolanda Guerra (UERJ), mediação de George Ceolin e facilitação de Joel dos Santos Lima, do Centro Acadêmico de Serviço Social Carlos Marighella. O terceiro encontro do módulo 2 ocorre dia 25 de agosto, com exposição do Dr. Renato Veloso (UERJ) sobre “Trabalho e as implicações tecnológicas e informacionais na atualidade”. A mediação ficará a cargo de Tereza Cristina Pires Favaro e Ana Júlio Parreira Brasil será a facilitadora.

Maurílio Matos, da UERJ, no dia 1º de setembro, abordará a temática “Atribuições privativas de Assistentes Sociais e as requisições contemporâneas do trabalho profissional”. O mediador é o professor George Francisco Ceolin e o facilitador Geyson Cosme Santos Rodrigues. Dia 8 do mesmo mês a Mestra Laurita de Queiroz Bondespacho (UFCat), que também compõe a direção do CRESS Goiás, fará exposição seguida de debate sobre “O orçamento e financiamento da política social na ordem do capital vigente”. Euzamar Ribeiro de Oliveira atuará como mediadora e Viviani Cristina Silva como facilitadora.

“A gestão de política social no contexto de desgoverno” será a temática desenvolvida dia 15 de setembro pela Dra. Ivanete Boschetti (UFRJ), com Geyson Rodrigues como mediador e Maria Ciurinha na condição de facilitadora. Na sequência, dia 22 de setembro, a Dra. Ruth Bittencourt (UFCE) fará exposição sobre “O trabalho de assistentes sociais em instâncias de controle democrático”. Carla Agda Gonçalves mediará o debate e Mariana Oliveira Silva atuará como facilitadora. No dia 29 do mesmo mês, tendo como mediadora Sara Ribeiro da Silva e facilitadora Ana Júlia Parreira Brasil, o assunto em discussão será “O trabalho de assistentes sociais em empresas capitalistas”, com exposição da Dra. Lúcia Freire (UERJ).

“O trabalho de assistentes sociais em organizações privadas não lucrativas” será a temática desenvolvida pela assistente social Blenda Grazielle Borges Barros, da Associação de Pais e Amigos e Pessoas com Deficiência, de funcionários do Banco do Brasil (APABB), no encontro do dia 6 de outubro. Mariana Oliveira será a mediadora e Sara Ribeiro da Silva a facilitadora. Dia 13 do mesmo mês a assistente social Juliana de Cássia Costa Xavier (SESC) fará exposição sobre “O trabalho de assistentes sociais em fundações empresariais”, com mediação da agente fiscal do CRESS Goiás, Renata Resende Carvalho. A facilitadora será Alana de Oliveira Brito. O último encontro do módulo 2, no dia 20 de outubro, debaterá “Serviço Social: reforma agrária e as organizações da classe trabalhadora”, com abordagem da Dra. Ilena Felipe Barros (UFRN). Paula Oliveira da Silva, conselheira do CRESS Goiás, será a mediadora, e Daphne dos Santos Marra atuará como facilitadora.

Módulo 3

O tema norteador do módulo 3 do Curso de Extensão Serviço Social e Estágio é “Estágio e produção de conhecimento:  trabalho e formação acadêmico-profissional”. Serão cinco encontros, de 27 de outubro até 15 de dezembro, sempre numa quarta-feira, das 19 às 22 horas.

No primeiro encontro do módulo, no dia 27 de outubro, haverá uma Socialização de produções acerca do tema “Serviço Social e a produção do conhecimento”, uma espécie de roda de conversa com vários/as expositors/as. Daphne dos Santos Marra é a mediadora; Paula Oliveira da Silva, a facilitadora. Já o tema “Serviço Social e o método na teoria social de Marx” será desenvolvido no dia 3 de novembro pelo Dr. José Fernando Siqueira da Silva (UNESP), com mediação de Tales Fornazier e moderação de Analu Morais Lopes. O terceiro encontro do módulo 3 será realizado no dia 10 de novembro. A temática a ser trabalhada pela Dra. Olegna de Souza Guedes (UEL) é “Produção do conhecimento e projeto ético politico profissional”. Luzinete da Incarnação será mediadora e Renata Resende, facilitadora.

O curso terá um pausa de pouco menos de 30 dias e será retomado no dia 8 de dezembro, com exposição e debate sobre “Pesquisa em Serviço Social: concepções e críticas”, pelo Dr. Carlos Antônio de Souza Moraes (UFF). Maria Ciurinha atuarà como mediadora e Samara Santos Silva como facilitadora. O último encontro do módulo 3 será no dia 15 de dezembro. O tema a ser desenvolvido pelo Dr. Ney Luiz Teixeira de Almeida (UERJ) é “Trabalho, estudos e pesquisas em Serviço Social”. Joel dos Santos Lima fará a mediação. A professora Neimy Batista da Silva, coordenadora do Curso de Extensão Serviço Social e Estágio: formação sistemática e educação permanente na UFG/Câmpus Goiás, será a facilitadora.

Para ter acesso a programação completa e outras informações sobre o curso, clique aqui.

card curso extensão

Texto: Cláudio Marques/CRESS Goiás
Arte: Joel dos Santos/CA Carlos Marighella

Fonte: Luizmar Peixoto Dantas

Categorias: Noticias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Projeto Curso de Extensão em Estágio Supervisionado em Serviço Social 2021 Sigaa.pdf 727 Kb de4ef3b5b5d829e11e9ed6f12b45771b
Programação Curso de Extensão Estágio Campus Goiás Módulos 2 e 3.pdf 164 Kb 2afd9ca4b9091efd79de6566ad6cbafd