Orgulho de Ser UFG

Coletivo Feminista GSEX lançará jornal em evento no YouTube

By João Paulo Lopes Machado. On 09/13/21 20:05 . Updated at 09/13/21 20:13 .

O lançamento do informativo acontecerá dia 14/09, às 14h, no Youtube da UFG

O Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Cultura Gênero, Direitos e Sexualidade (G-SEX) convida toda a comunidade acadêmica para participar do lançamento do jornal "Pasquim Feminista: Informativo Libertário Rosa Gomes", que acontecerá dia 14 de setembro, a partir das 14h, no YouTube Oficial da UFG (neste link). Haverá emissão de certificado de participação.

O evento contará com a participação de Amelinha Teles e Geralda Ferraz. Teles é feminista e integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; fundadora e integrante da União das Mulheres de São Paulo; escritora e educadora popular feminista em direitos. Já Ferraz, é jornalista, radialista e educadora; integrante da Associação das Mulheres na Comunicação; produtora e apresentadora dos programas Palavra de Mulher - rádio Difusora de Goiânia, que foi ao ar durante 23 anos, e programa Voz da Mulher - Rádio Universitária da UFG, Rádio Noroeste e Rádio Web Mulheres na Comunicação.

Além das convidadas, a professora do Câmpus Goiás da UFG, Maria Meire de Carvalho será a debatedora na live.

Sobre o Pasquim Feminista: Informativo Libertário Rosa Gomes

O Informativo buscará dar visibilidade às mulheres das mais diversas composições de classe, raça e identidades de gênero. Trará artigos de opinião, entrevistas e poesias no âmbito regional, nacional e internacional. Nesse espaço de debates de ideias as militantes feministas, discentes, docentes, pesquisadoras e pessoas da comunidade em geral poderão manifestar suas experiências, pesquisas, como também exigir políticas públicas e leis que aparam os direitos das mulheres, ou ainda que coíbam as violências de gênero. O jornal também estabelece parcerias com as Secretárias e Conselhos dos municípios e do estado com foco nos direitos das mulheres e no enfrentamento às violências de gênero.

O que é o GSEX?

Articulado, pensado e criado em 2009 no Câmpus Goiás da UFG, o GSEX é o título do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão e Cultura que discute “Gênero, Direitos e Sexualidade”. O grupo estuda temáticas relacionadas a gênero, sexualidade, políticas públicas e efetivação dos direitos humanos. Discute também os efeitos produzidos em corpos, a construção dos papéis que definem o mundo social em masculinos e femininos, as sociabilidades, as afetividades, as ordenações sociais, a violência doméstica e familiar, a homofobia, homoafetividade, o aborto e crimes sexuais.

 Jornal Gex.jpeg

 

Source: Ascom com informações de Maria Meire de Carvalho

Categories: Noticias