Orgulho de Ser UFG

Aluna do CG fica em 1° lugar no Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa

Por Luizmar Peixoto. Em 20/09/21 08:57. Atualizada em 20/09/21 16:19.

A entrega do prêmio acontecerá durante reunião do CONSUNI, no dia 30/09/2021 às 9h

A discente do curso de Direito do Câmpus Goiás, Camila Correa de Godoy, bolsista PIBIC, foi premiada em 1º lugar no Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa 2020 dos cursos de ciências sociais aplicadas, com o trabalho intitulado “A implementação de inovações tecnológicas no Judiciário Vilaboense: um diagnóstico junto aos fóruns cível e criminal”, sob a orientação da Profa. Dra. Andrea Abrahão Costa. Os certificados de reconhecimento aos estudantes do prêmio serão entregues na reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) que ocorrerá no dia 30/09/2021 - quinta-feira, às 9h da manhã. A transmissão será pelo YouTube UFG Oficial.

Sobre o trabalho de Camila Godoy

O trabalho da discente teve como objetivo promover a reflexão sobre o uso das novas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) pelo Judiciário, especialmente o goiano, pela Comarca da cidade Goiás. Foi feita uma revisão histórica da legislação brasileira que possibilitou esse uso pela Justiça. Entende-se que essa prática tem origem na implantação da Administração Pública Gerencial pelo poder Executivo, na década de 1990, estendendo-se para outros poderes ao longo dos anos. A pesquisa constatou que foi principalmente em busca da tão aclamada eficiência que o Judiciário implementou reformas administrativas e processuais que culminaram com a criação do Conselho Nacional de Justiça e a promulgação da Lei 11.419/06, bem como o uso das tecnologias de Informação e Comunicação pelo TJGO e pela Comarca da Cidade de Goiás. Além disso, o trabalho constatou que a utilização dessas ferramentas permitiu que a justiça goiana continuasse prestando seus serviços à sociedade mesmo em plena pandemia do novo Coronavírus, que acarretou na suspensão de suas atividades presenciais e dos prazos processuais de processos físicos por mais de seis meses. Por isso, a pesquisa concluiu que para além de propiciar uma prestação jurisdicional em tempo razoável, o uso da tecnologia pelo Judiciário acaba por favorecer o próprio acesso à Justiça e consequentemente à democracia. O método utilizado para a produção do trabalho foi o dedutivo e a metodologia compreendeu pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada na legislação brasileira e na literatura jurídica.

Sobre o Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa

O Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa, criado pela Universidade Federal de Goiás em 2003, tem o objetivo principal de destacar estudantes participantes do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação desta Universidade (PIP-PRPI/UFG), coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, no contexto da relevância e qualidade do trabalho desenvolvido. O prêmio consiste na concessão do certificado de reconhecimento ao estudante e ao respectivo orientador pela relevância e qualidade do trabalho desenvolvido. A versão 2020 da premiação será entregue aos participantes do Edital 2019-2020 do Programa.

Para mais informações sobre a premiação, acesse aqui.

Fonte: Luizmar Peixoto Dantas

Categorias: Noticias