Orgulho de Ser UFG

Coletiva Feminista GSEX e o Tribunal de Justiça de Goiás firmam parceria

Por João Paulo Lopes Machado. Em 15/03/22 19:38. Atualizada em 15/03/22 19:38.

Parceria resultará na produção da Cartilha de Equidade e Diversidade de Gênero

No último dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, a Coletiva Feminista GSEX, através do Projeto de Extensão “Coletivo Feminista Gsex: cotidiano de lutas e resistências”, coordenado pela Profa. Dra. Maria Meire de Carvalho, firmou parceria com o TJ-GO para a produção da Cartilha de Equidade e Diversidade de Gênero. Para tanto, foi assinado um de Termo de Cooperação Técnica pelo coordenador do Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero e vice -coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Juiz Vítor Umbelino Soares e pela professora Maria Meire, da Coletiva GSEX, o ato aconteceu no auditório do TJ-GO, dentro da Programação da “20ª Semana de Justiça pela Paz em Casa”.

O magistrado Vitor Umbelino pontuou “que diante dos problemas da discriminação de gênero e desigualdades entre homens e mulheres, a reflexão sobre essa questão não só na sociedade, mas no âmbito das nossas próprias instituições se faz necessária e nesse sentido, o TJ-GO deu um passo importante não só com a criação do Comitê, mas com uma ação concentra no sentido da assinatura da para a produção da Cartilha da igualdade e respeito à diversidade de gênero”. Na avaliação do juiz Vitor Umbelino, as respostas às violências aos direitos humanos ainda são insuficientes. “É preciso enfrentar as deficiências, compreendendo os regimes abrangentes da legislação internacional e nacional de promoção dos direitos humanos e aplicação a todas as questões de equidade e diversidade de gênero”, destacou o juiz.

Para a professora Maria Meire, a parceria entre o Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do TJ-GO e a Coletiva Feminista GSEX é um momento histórico e é fruto das lutas e do trabalho realizado pelas mulheres que compõem a Coletiva, uma rede feminista de mulheres que atuam tanto dentro do espaço acadêmico da UFG, como em ações junto à comunidade em geral. O ato também é um marco de uma celebração simbólica muito importante no reconhecimento da Coletiva GSEX que em Junho de 2022, completa 13 anos de existência. Na ocasião da assinatura, aconteceu de forma hibrida e com a participação da componente do coletivo e advogada Letícia Garçês de Souza, o painel que discutiu “Construir espaços de trabalho igualitário: empregabilidade e desafios para a garantia de direitos”, juntamente com Bárbara Rodrigues Leão e Ariel Luiz M.P. Rodrigues.

 gsex 8 de março 2.jpeg  gsex 8 de março 3.jpeg

 gsex 8 de março 4.jpeg
Gsex e TJ GO firmam acordo no dia 8 de março de 2022

 

 gsex 8 de março 5.jpeg
Gsex e TJ GO firmam acordo no dia 8 de março de 2022

 

Fonte: Coletivo feminista Gsex

Categorias: Noticias