
Campus Goiás inaugura o curso de Licenciatura em Pedagogia
A aula inaugural aconteceu no dia 31/05, no Auditório da UAECH e teve transmissão ao vivo pelo YouTube
Na última terça-feira, dia 31 de maio, aconteceu a Aula Inaugural e a Mesa de Abertura do curso de Licenciatura em Pedagogia, a mais nova graduação do Câmpus Goiás. Estiveram presentes Diretora do Câmpus Goiás da UFG Margareth Pereira Arbués, o prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouveia, o presidente da Câmara dos Vereadores, Sidney do Master, o Pró-Reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, a Vice-Diretora do Instituto de Matemática e Estatística do Câmpus Goiânia da UFG, Ivonildes Ribeiro Martins, a Vice-Diretora do Câmpus Goiás e Coordenadora pro tempore do curso de Pedagogia, Denise de Oliveira Alves e a representante acadêmica da Universidade Federal de Goiás, Geovana Lara. Já na tribuna de honra, estiveram o Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Cícero Josinaldo, Coordenador de Graduação, Eduardo Giavara e a Coordenadora de Extensão e Cultura, Jaqueline Talga e a professora do Instituto de Matemática e Estatística e ex-pró-reitora de graduação da UFG Jaqueline Araujo Civardi. Acompanharam a mesa diretiva professores, técnicos administrativos, discentes de outros cursos e os discentes da primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Durante o evento, muito se discutiu acerca do curso, inclusive sobre a proposta curricular, a qual é centrada na docência da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, pretendendo assim formar o educador capaz de pensar a prática, a existência humana, a educação, a escola e o saber historicamente produzido. Logo, e tendo em vista a legislação em vigor, o curso de Pedagogia proposto tem como finalidade estimular:
- A reflexão, entendida como compreensão crítica, radical e rigorosa, do sentido e da gênese da esfera da existência humana, social e pessoal, da esfera da cultura, da educação, da escola e do saber;
- A criação cultural e a formação de docentes e discentes como sujeitos da cultura;
- A ação como atividade criadora, transformadora, e a afirmação da autonomia e da liberdade dos sujeitos e das instituições, em todas as suas dimensões;
- A articulação de todos os componentes curriculares, fecundando o trabalho educativo.
O licenciado em Pedagogia da UFG será formado para atuar, sobretudo, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de um projeto de formação básica, teórica e prática, que o capacite para trabalhar nesses dois níveis de ensino, bem como em outras áreas existentes na escola, nos sistemas de ensino ou em outras instituições e contextos que envolvam a dimensão educativa da existência e da ação.
Em sequência, os presentes no auditório puderam acompanhar a Palestra Magna: A Pedagogia e a construção de uma escola hospitaleira, com a convidada professora Maria Teresa Egler Mantoan, que também foi transmitida nos canais do YouTube do Câmpus Goiás e da UFG. A mediação ficou por conta da professora Denise de Oliveira, que contou também com as intérpretes de libras Solange Dias Gabriela Marcela. A palestrante falou sobre o que é a escola hospitaleira, dando vários exemplos de como o Brasil ainda está educando de forma não produtiva os seus alunos e alunas. Maria Teresa convida os atuais e futuros pedagogos que acompanhavam a live para lutarem pela educação do Brasil. No final do evento, a professora Denise fez o encerramento com uma bela homenagem à professora Mantoan por todo o seu esforço pela educação inclusiva no país, com uma salva de palmas e um certificado.



Fonte: Ascom/CG