
Abertura oficial do X Conepec com tema sobre a Fome aconteceu nesta quarta-feira
Aconteceram apresentações musicais, teatrais, fala de autoridades e conferência de abertura
Nesta última quarta-feira, dia 17 de agosto, aconteceu a abertura oficial do "X Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Conepec), com o tema: “Meu sonho é ser gente”: interfaces da fome", no Cine Teatro São Joaquim. As primeiras atividades do evento já começaram na manhã do mesmo dia, com simpósios, oficinas e vivências no Instituto Federal de Goiás, Câmpus Goiás e nas comunidades do município. Antes do início da abertura, teve a apresentação cultural do bloco "Comuna que Pariu", utilizando tambores e voz na sua musicalidade para quem estava assistindo.
O credenciamento dos inscritos estava acontecendo no hall de entrada do teatro, com a participação de monitores e servidores das instituições parceiras. Após esta etapa, os interessados se dirigiram à plateia para início da abertura oficial.
Ainda no hall de entrada, estava acontecendo simultaneamente as mostras fotográficas e pinturas em telas sobre o tema do congresso e que foram selecionadas para exibição.
Na sequência, iniciou-se a mesa de abertura do X Conepec com um vídeo da Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, em que não pôde estar presencialmente mas saudou a todos e todas presentes na plateia do Teatro São Joaquim. Também tiveram o uso da palavra representante docente da comissão organizadora e coordenadora geral do evento, Jaqueline Vilas Boas Talga, a vice-coordenadora de extensão e cultura do Câmpus Goiás, Fabiana Itaci, a representante da comunidade e dos movimentos sociais, Maria Luiza da Silva Oliveira - (Pastoral da Saúde), representante discente da comissão organizadora, Geovana Lara Clemente Rocha, a representante dos técnicos-administrativos em educação da comissão organizadora, Geandra Karla de Avelar, o Secretário Municipal de meio-ambiente de Goiás, Lucas Clementino, que representou o prefeito de Goiás, Aderson Gouvea, a Diretora do Câmpus Cora Coralina da UEG, profa. Déborah Magalhães de Barros, o Diretor do Câmpus Goiás do IFG, o prof. Sandro Ramos de Lima, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Cássia Miranda Ribeiro, o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG Felipe Terra Martins, o Reitor Substituto José Carlos Barros Silva e a Diretora do Câmpus Goiás da UFG, profa. Margareth Pereira Arbués.
Estiveram presentes também, na tribuna de honra do evento, o Secretário-Administrativo da UAECH, Francisco Vieira Santos, representando o Chefe de Unidade prof. Cícero Josinaldo da Silva Oliveira e o Chefe de Unidade da UAECSA, prof. Iram Leandro da Silva.
Após o encerramento da mesa de abertura, os presentes acompanharam a apresentação teatral com o tema: Eu também tenho fome de dignidade humana, com a artista Dagmar Olmo Talga. A encenação representou a situação dos mendigos brasileiros com humor e crítica social.
Em sequência, teve o início da conferência de abertura com o tema: A volta da fome no Brasil, com Maria Emília Lisboa Pacheco e mediação da professora do Câmpus Goiás da UFG Fabiana Itaci. A conferencista falou sobre a situação da fome no Brasil e no mundo, como a má distribuição dos alimentos, a não efetivação de uma reforma agrária no país e o aumento de pessoas em situação de miséria e sem alimentação.

Fonte: Ascom/CG
Categorias: Noticias