
Com o apoio das AsCoralinas, a UFG - CG recebe o embaixador de Portugal
Luís Faro Ramos participou de um almoço realizado com apoio da Associação Mulheres Coralinas
Em recente visita à Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás, o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos participou de um almoço realizado com apoio da Associação Mulheres Coralinas - ASCORALINAS. Essa associação de mulheres nasceu de um projeto de política pública da Prefeitura Municipal de Goiás. O Projeto capacitou um coletivo de 150 mulheres durante os anos de 2013 a 2015. Ao término do projeto, o coletivo de mulheres, que foram capacitadas nos chamados Saberes das Mãos (artesanato em bordado, confecção de bonecas, cerâmica, fibras naturais do cerrado, encadernação e gastronomia), constituiu-se como associação formal, em 2016. A partir dessa construção, o coletivo das Coralinas passou a atuar na formação de mulheres em temas específicos da identidade cultural local, na formação para a cidadania e para a autonomia intelectual e financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica. O coletivo tem atuado intensamente com rodas de conversa, produção de conteúdo em temas pertinentes ao universo feminino tais como: identidade de gênero, sexualidade, raça, classe, diversidade e demais interseccionalidade.
A filosofia da ASCORALINAS está pautada na economia solidária e em rede colaborativa desde o seu surgimento, tendo como intuito oportunizar a qualificação para mulheres em situação de vulnerabilidade e potencializar as condições de trabalho coletivo, possibilitando ações formativas, de resgate de saberes tradicionais, de convivência cultural, criativa para o bem-viver.
A missão da Associação é contribuir para a igualdade de gêneros, a emancipação financeira das mulheres integrantes, tendo como eixo central das ações a defesa dos direitos humanos, incluindo entre estes o direito à fruição dos bens culturais.
Suas produções são vendidas no Mercado da cidade, sendo então uma fonte de renda para elas. Dentro da Associação existe um grupo de vocalização de poesia, no qual exercitam a leitura de textos poéticos e desdobra-se a palavra escrita em peças de bordado, cerâmica, entre outros materiais.
Reforçamos o valor e a importância da vinda do Embaixador à cidade como uma feliz oportunidade de reunir e aproximar ainda mais esta comunidade da UFG - Campus Goiás. E, reviver paisagens de aquém e além mar. Gostaríamos de parabenizar as ASCORALINAS pelo trabalho e pela valiosa colaboração.
Fonte: CAI/CG
Categorias: Noticias