Acontece na UFG

Gsex e TJGO promovem evento de equidade de gênero e de diversidade sexual

Por Thays Luzia. Em 15/12/22 11:11. Atualizada em 16/12/22 10:46.

O evento aconteceu no último dia 14/12

A Coletiva Feminista GSEX em parceria com o Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do Tribunal de Justiça de Goiás, promoveram na última terça-feira, 14 de dezembro de 2022, o seminário de equidade de gênero e de diversidade de orientação sexual.

O evento teve início com duas apresentações culturais, apresentadas por Rafael Rodrigues, que recitou um poema do livro da professora da UFG Maria Meire, e por Fernando Serafim, que fez a apresentação "Encontro".

Evento Gsex
Fernando Serafim
Evento Gsex
Rafael Rodrigues

 

A mesa de abertura do evento foi composta pela Coordenadora do Coletivo Feminista G-SEX - Dra. Maria Meire, pela Diretora do Campus Goiás - Dra. Margareth Pereira e pelos membros do Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do Tribunal de Justiça de Goiás, juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Goiás - Dra. Sirlei Martins da Costa, representando o presidente do Judiciário goiano; Coordenador do Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do Tribunal de Justiça de Goiás - Dr. Vitor Umbelino e Diretora do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás - Me. Laylla Lopes.

Evento GsexEvento Gsex

As apresentações do seminário teve início com o Bloco I, presidida pela Ana Beatriz Caser – membro do Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do Tribunal de Justiça de Goiás, com a pauta: "Identidades de Gênero e Diversidade de Orientação Sexual". Tema de suma importância para ideia de igualdade e de identificação do coletivo. 

Evento Gsex

No Bloco II, as apresentações foram presidida pela Letícia Garcês de Souza – Coletivo Feminista G-SEX e Francinaide Verônica da Silva Vieira – Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do Tribunal de Justiça de Goiás, com a pauta: ": Identidades de Gênero e Diversidade de Orientação Sexual".  Pauta importante para a diversidade de gênero, que vai além da representatividade e também abrange a visibilidade em que todas as pessoas dentro do grande espectro de gênero consigam ser reconhecidas e respeitadas. 

Evento Gsex

O Bloco III contou com as apresentações da Larissa Carvalho de Oliveira – Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do Tribunal de Justiça de Goiás e da Aia Hipácia – Coletivo Feminista G-SEX, com o tema: "Representatividade e Violência Institucional de Gênero e de Raça". Tema importante que busca mudar a cultura da violência e do racismo.

Evento Gsex

As apresentações dos seminários de equidade de gênero e de diversidade de orientação sexual, foram encerradas pela  Diretora do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, Laylla Nayanne Dias Lopes.

Evento Gsex

O final do evento foi conduzido pela Dra. Maria Meire e Dr. Vitor Umbelino, onde foram feitas contribuições, diálogos e agradecimentos.

Evento GsexEvento Gsex

O que é o GSEX?

Articulado, pensado e criado em 2009 no Câmpus Goiás da UFG, o GSEX é o título do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão e Cultura que discute “Gênero, Direitos e Sexualidade”. O grupo estuda temáticas relacionadas a gênero, sexualidade, políticas públicas e efetivação dos direitos humanos. Discute também os efeitos produzidos em corpos, a construção dos papéis que definem o mundo social em masculinos e femininos, as sociabilidades, as afetividades, as ordenações sociais, a violência doméstica e familiar, a homofobia, homoafetividade, o aborto e crimes sexuais.

 

Fonte: Ascom/CG

Categorias: Noticias