Orgulho de Ser UFG

Restaurante Universitário do Câmpus Goiás é inaugurado

By João Paulo Lopes Machado. On 02/08/23 17:34 . Updated at 02/09/23 14:18 .

O RU foi inaugurado nesta terça-feira, dia 07/02, com grande expectativa da comunidade acadêmica da UFG

Foi inaugurado na tarde desta terça-feira (7), o prédio do Restaurante Universitário (RU), no Câmpus Goiás da UFG. O evento, muito aguardado por toda a Universidade Federal de Goiás e a comunidade acadêmica do Câmpus Goiás, contou com a presença da Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o Assessor Especial do Gabinete da Reitoria e Ex-Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Maísa Miralva da Silva, o Pró-Reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Sauli Santos, o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra a Diretora do Câmpus Goiás da UFG, Margareth Pereira Arbués, a Vice-Diretora do Câmpus Goiás, Denise de Oliveira, o Diretor da Faculdade de Direito, José Querino e a Vice-Diretora, Sílzia Alves, o Prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia, a Vice-Prefeita, Zilda Lôbo, o Presidente da Câmara Municipal de Goiás, Zilwimar Maria Dantas, a representante estudantil do Câmpus Goiás, Edileia Oliveira,  o Secretário-Adjunto de Infraestrutura da UFG, Hiatha Ferreira dos Santos, a Secretária de Inclusão da UFG, Luciana Dias, o Secretário de Promoção da Segurança e Direitos Humanos, Ricardo de Lima, o Secretário Adjunto de Promoção da Segurança e Direitos Humanos, Elias Magalhães, o Secretário Adjunto de Planejamento, Avaliações e Informações, Hugo Ginú e os Chefes das Unidades Acadêmicas do Câmpus Goiás, Iram Leandro e Cícero Josinaldo.

Também estiveram presentes o representante da empresa MS Gestão em Alimentação, responsável por gerir o RU, José Nilton Miranda, assim como autoridades do município, professores, técnicos-administrativos, estudantes e pessoas da comunidade externa da UFG. 

 descerramento placa.JPG RU
Diversas autoridades participaram da cerimônia (Fotos: Carlos Siqueira)

 

 descerramento placa 2 RU.JPG
Diversas autoridades participaram da cerimônia (Fotos: Carlos Siqueira)

 

Com aproximadamente 870m², o  Restaurante Universitário fornecerá refeições saudáveis e de custo baixo à comunidade do Câmpus Goiás da UFG, visando apoiar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, reduzindo a evasão e favorecendo a formação superior. Além disso, a comunidade externa poderá utilizar dos mesmos serviços oferecidos. Serão oferecidos de segunda à sábado os serviços de almoço e jantar. 

 Foto frente RU.JPG
Frente do Restaurante Universitário (Foto: Carlos Siqueira)
 Equipe cozinha.JPG
Equipe responsável pela cozinha (Foto: Carlos Siqueira)

 

A cerimônia começou com a fala da Diretora do Câmpus Goiás, Margareth Pereira Arbués, que agradeceu a todos e a todas que contribuíram na construção do prédio do Restaurante Universitário e tornar realidade o espaço que foi feito para os estudantes. Ela destacou ainda, a importância dos alunos aproveitarem o RU para além de um espaço de alimentação, como também um espaço de convivência e criar a cultura de utilizar o espaço para boas práticas. Lembrou também da luta dos diretores anteriores do Câmpus, Maria Meire e Renato de Paula, para a abertura do RU. Destacou também a importância da isenção do valor aos bolsistas e o valor de baixo custo aos demais estudantes. A diretora finalizou agradecendo a todos e todas que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade e desejou as boas vindas aos estudantes universitários, aos servidores e a comunidade vilaboense.

 Margareth.JPG RU

Margareth Pereira Arbués (Foto: Carlos Siqueira)

 

Em seguida, a representante estudantil do Câmpus Goiás, Edileia Santiago Oliveira, cumprimenta os presentes na inauguração, com destaque aos seus colegas universitários, por estarem presenciando a concretização do sonho e da luta de todos os universitários, da Direção e de toda a comunidade do Câmpus Goiás. Acrescenta que na sua chegada ao Câmpus em 2019, já era falado do tão sonhado RU, uma estrutura para todos estudantes, e para aqueles que acompanharam todo o processo de luta e de resistência se concretizando, era um momento muito importante. Edileia ressalta a importância de aproveitarem o espaço do RU, para interações com os professores além das salas de aula. Ela pontuou que a concretização desse sonho traz visibilidade e contribuição na economia do município. Em sua fala, quanto estudante indigena e que ingressou pelo UFG Inclui, não tinha acesso a esse benefício e pede para que os estudantes aproveitem essa oportunidade e que não deixem que todo esforço seja em vão. Finaliza dizendo que todos são parte da UFG, e que as melhorias são notáveis e é gratificante participar desse momento.

 Aluna.JPG RU
Edileia Santiago Oliveira (Foto: Carlos Siqueira)

 

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFG, a assistente social Maísa da Silva destacou que um dos mais importantes equipamentos sociais em favor do direito à educação é o Restaurante Universitário. Acrescentou que ninguém consegue estudar sentindo fome, e é um direito de todos a segurança alimentar, um direito humano e fundamental. Um direito que consiste em ter como garantia de todos os dias uma refeição de qualidade e de quantidade suficiente. E um restaurante universitário garante que todas as pessoas possam comer todos os dias as principais refeições por dia. Desejou também que, em breve, seja garantido o café da manhã para todos os estudantes, que os mesmos possam ter três refeições por dia. Ela finalizou a sua fala com o desejo de realização de outro equipamento social, que são as moradias estudantis para o Câmpus Goiás.

 Maisa.JPG RU
Maísa da Silva (Foto: Carlos Siqueira)

 

O Pró-Reitor de graduação, professor Israel Trindade expressou a sua profunda alegria em nome de toda equipe da Pró-Reitoria de Graduação. Acrescentou que no planejamento institucional foi reforçado a missão da Universidade como instituição pública, o papel de trazer formação de pessoas. Para ele, a grande missão é trazer o estudante para dentro da Universidade além do preenchimento da universidade, é preciso combater a evasão para que possa garantir o sucesso dos estudantes. E ter o Restaurante Universitário, é uma ferramenta para garantir a permanência estudantil. Terminou a sua fala agradecendo a todos os estudantes, professores e todos os responsáveis que lutaram por esse direito humano, que é a alimentação digna.

 Israel.JPG RU
Israel Trindade (Foto: Carlos Siqueira)

 

O Assessor do Gabinete da Reitoria e ex-Reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, agradeceu a todos e a todas, e lembrou um momento do ano de 2007, quando era Reitor, no final de uma reunião muito tensa do Conselho Gestor, onde foi aprovado a adesão da Universidade Federal de Goiás e ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. A partir desse dia, impulsionaram todas as conquistas futuras. O prédio do RU foi construído após muita luta, destacou ele. Finalizou sua fala com a esperança do novo governo e sonhos com novas expansões e desenvolvimento. 

 Edward.JPG RU
Edward Madureira Brasil (Foto: Carlos Siqueira)

 

Em seguida, o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouveia agradeceu pela parceria, cumprimentou a todos e todas presentes. Acrescenta que a presença da Universidade Federal de Goiás elevou a cidade a outro patamar, não só na intelectualidade, mas também na geração de oportunidades para as pessoas. Disse que foi egresso da Universidade Federal de Goiás e destacou a importância do ensino público. 

 Prefeito.JPG RU
Aderson Gouveia (Foto: Carlos Siqueira)

 

Por fim, a Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, em sua fala destaca que o RU vai dar uma outra vida ao Câmpus Goiás, como também na Universidade Federal de Goiás. Cumprimentou os presentes, e acrescentou que é fundamental que essa parceria dure e que a democracia comande as ideias e nossas ações. A presença das mulheres na gestão e em todos os espaços, como nas Universidades, fazem a diferença na formação dos profissionais e cidadãos e cidadãs, destacou a Reitora. E por fim, disse que o seu desejo é que nossos estudantes sejam engajados, comprometidos e que se sintam parte dessa Universidade. Nós não podemos deixar esses equipamentos subutilizados, e o desejo é que este Câmpus esteja sempre cheio de estudantes, finalizou Angelita.

 Reitora.JPG RU
Angelita Pereira de Lima (Foto: Carlos Siqueira)

 

Ao final da cerimônia, as autoridades e o público seguiram para o descerramento da placa de inauguração, momento muito aguardado por todos e todas presentes. Após algumas falas e fotos, teve-se o início da apresentação cultural do Projeto Samba, Cidade e Sociedade, coordenado pelo professor do Câmpus Goiás, José Rodolfo. Enquanto isso, o público seguiu para o espaço reservado para servir as refeições e depois para as mesas do restaurante. 

 Samba.JPG RU
Projeto Samba, Cidade e Sociedade (Fotos: Carlos Siqueira)

 

 Foto no hall de entrada.JPG
Restaurante Universitário. Fotos: Carlos Siqueira

 

 servindo.JPG RU
Restaurante Universitário. Fotos: Carlos Siqueira

 

servindo RU 2
Restaurante Universitário. Fotos: Carlos Siqueira

 

Horário de funcionamento do Restaurante Universitário do Câmpus Goiás

O Restaurante Universitário do Câmpus Goiás/UFG funcionará de segunda-feira até sábado, com almoço das 11h até 14h e jantar das 17h até 20h.

Do preço das refeições no Restaurante Universitário

Grátis – estudantes contemplados pelo Programa de Alimentação e/ou Programa de Moradia Estudantil serão totalmente isentos, sendo obrigatória a apresentação de documento para comprovação e identificação;

R$4,00 – demais estudantes da graduação presencial serão parcialmente isentos, sendo obrigatória a apresentação de documento para comprovação e identificação;

R$12,00 – servidores técnicos administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados, sendo obrigatória a apresentação de documento para comprovação e identificação;

R$15,00 – comunidade externa em geral;

Crachá, QR Code gerado no App RU UFG ou documento oficial com foto serão aceitos como documentos para comprovação e identificação.

 

Source: Ascom/Câmpus Goiás

Categories: Noticias