
Professor do Câmpus Goiás da UFG expõe obras em Palmas/TO
A exposição ocorrerá até o dia 20 de maio de 2023
Mas quando a gente é menino parece que as coisas nunca saem como a gente quer
Em 'Mas quando a gente é menino parece que as coisas nunca saem como a gente quer', Emilliano Freitas apresenta trabalhos realizados a partir de 2020 em diferentes suportes, onde investiga arquivos pessoais para discutir como as memórias são possibilidades para pensar a contemporaneidade, recorrendo a contranarrativas para reposicionar as relações afetivas.
O nome da exposição é uma frase do conto 'Os cavalinhos de Platiplanto' de J. J. Veiga, escritor goiano conhecido por seus textos de realismo fantástico. Emilliano utiliza este autor como base para suas pesquisas, ao pensar sobre na miríade de assuntos e gestos que permeiam a formação das crianças no interior do Brasil, propondo a partir dessas leituras encontrar restos de um real estraçalhado e espaços de especulação ficcional que resistem a sentidos unívocos.
Emilliano Alves de Freitas Nogueira é artista e professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG – Câmpus Goiás, e pesquisa em seus trabalhos as relações entre autoficção, temporalidades e espacialidades. Em 2023 participou da exposição coletiva ‘Era o que havia dentro de mim’ no ExpoLAB da FAV/UFG e teve seu nome na lista das 25 Melhores obras e artistas da SP-Arte 2023 da Revista Philos.
No texto crítico da exposição, Paulo Duarte-Feitoza (professor de História da Arte e Estética da FAV/UFG) destaca que “a cartografia dos fragmentos visuais da memória individual feita por Emilliano Freitas de repente se faz coletiva e interpela ao espectador de forma visceral fazendo com que, pelo menos no primeiro instante, nos sintamos espelhados nestas vivências cotidianas”.
Nesta exposição são apresentados desenhos em grafite sobre papel, pinturas de esmalte de unha sobre papel e um vídeo. Em todos os trabalhos o artista investiga poeticamente os arquivos de sua infância (fotos, escritos, áudios, etc.) e recria essas imagens trazendo à tona temas como afetividade e subjetividades familiares, conflitos éticos e morais. A mostra teve a abertura no dia 15 de abril de 2023 e recebe visitações até o dia 20 de maio de 2023 na Galeria do SESC de Artes, no Centro de Atividades Palmas, em Palmas/TO.



Fonte: Emilliano Freitas
Categorias: Noticias