
Foi realizada Audiência Pública no dia do(a) Assistente Social
"Significado e Impacto da Inserção das(os) Assistentes Sociais e do Curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás" foi a temática da Audiência, realizada no último dia 15 de maio
É comemorado no dia 15 de maio a(o) profissional dos Serviços Sociais, cuja ocupação dedica-se ao enfrentamento por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos menos favorecidos socialmente ou que se encontram em estado de vulnerabilidade e marginalização social. Assistentes sociais compõem ativamente a luta pelos direitos humanos e, assim, colaboram na construção de uma esfera mais equidosa na comunidade em geral.
Para tornar-se um(a) assistente social deve-se ter um diploma no curso de ensino superior de graduação em Serviço Social, o qual é existente há 14 anos na Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás. É um curso que habilita o estudante para o exercício da profissão de Assistente Social, tornando-se um profissional que analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
Os(as) assistentes sociais podem trabalhar em instituições públicas e privadas, podendo, assim, serem encontrados(as) exercendo a profissão em ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais, habitação, em organizações não governamentais, em universidades públicas e privadas e em institutos técnicos. O trabalho deste(a) profissional é voltado para a atuação em uma equipe multiprofissional, podendo operar juntamente com profissionais das áreas de: psicologia, pedagogia, enfermagem, arquitetura e urbanismo, dentre outros.
Neste ano de 2023 a Prefeitura Municipal de Goiás realizou uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores e Vereadoras de Goiás no dia 15 de maio, às 20h30, no Plenário Dr. Brasílio de Ramos Caiado com a temática "Significado e Impacto da Inserção das(os) Assistentes Sociais e do Curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás".
Antecedida por uma Sessão Ordinária que foi presidida pelo vereador Zilwilmar Maria Dantas, presidente da Câmara, na presença dos também vereadores Aguinel Fonseca, Sidnei Antônio, Alexandre (Tutim), Solinar Santos, Edson Domingos, e as vereadoras Elenízia da Mata e Marli Lúcia; a audiência pública contou com as debatedoras Sara Ribeiro (Conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região – CRESS Goiás), Neimy Batista (Docente do Curso de Serviço Social – UFG/Câmpus Goiás), Márcia das Dores (Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social da Cidade de Goiás), Miriam Santos (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO 4ª Região). Também estiveram presentes o Prefeito Aderson Gouveia; a Primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Célia Mendanha; os Professores da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás, do curso de Serviço Social, Alison Cleiton e George Francisco, dentre outros.

Social da UFG/Câmpus Goiás". Fotografia por: Paulo Miguel Pereira da Paz

Fotografia por: Paulo Miguel Pereira da Paz

"Significado e Impacto da Inserção das(os) Assistentes Sociais e do Curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás".
Fotografia por: Paulo Miguel Pereira da Paz
Fonte: ASCOM | Câmpus Goiás
Categorias: Noticias