
Direção do Câmpus Goiás participa de encerramento da II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano
Sediado na cidade de Goiás, o evento de encerramento aconteceu no dia 19 de maio de 2023
Com o objetivo de promover ações de preservação, valorização e divulgação da história do judiciário goiano consolidou-se a II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, um evento promovido através de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18).
A Diretora da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás, Margareth Arbués, participou da solenidade de encerramento que aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás na cidade de Goiás. O evento contou com a presença de inúmeras autoridades e servidores do judiciário goiano e do poder executivo e legislativo locais.
A fim de evidenciar a importância do evento o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, em seu discurso de abertura, fez uma homenagem a cidade de Goiás reiterando que "a memória merece ser preservada e reverenciada", emocionando todos os presentes: "Façam referências a Cora, porque é memória, porque faço reverências e referências ao Poder Judiciário. Porque é memória, e cá estamos na casa da memória. É preciso que conheçamos o nosso passado para podermos dizer a todos e a todas 'nós temos um futuro'. Portanto, na abertura deste evento encerrando o ciclo, o ciclo agendado, porque o ciclo de memória e de cultura não se encerra aqui".
Durante o evento foi lançada a primeira temporada do Projeto de Memória Oral, uma iniciativa da Comissão de Gestão de Memória e Cultura do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, sendo também a primeira parte do Programa de História Oral da Justiça Eleitoral de Goiás. Na ocasião a coordenadora de Gestão da Informação e integrante da Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO, Flávia de Castro Dayrell, fez sua apresentação (clique aqui para conferir os vídeos do programa) e ratificou que a disseminação da história se desenvolve como uma prática constante: "Nós precisamos disso, nós precisamos de história, precisamos de memória e precisamos essencialmente de cultura. Nós temos que sempre nos lembrar que nós temos cultura, que nós temos história e que a gente tem que ter memória". O objetivo do projeto é a criação de conteúdo com entrevistas curtas, onde magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, advogados relatam lembranças e afetos durante suas passagens pela Justiça Eleitoral de Goiás.
Na programação do evento houveram apresentações artísticas e culturais, encerradas com o lançamento do maior painel artístico (5m x 1,6m) pintado com as areias coloridas da Serra Dourada, em uma obra do artista plástico Auriovane D’Ávila, que reverencia o primeiro prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, além de trazer elementos étnicos-raciais e da cultura local.

Source: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-GO e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
Categories: Noticias