Acontece na UFG

Espaço das Profissões 2023 Campus Goiás atrai cerca de 400 estudantes

Por Bruna Marcela Inácia de Souza. Em 23/05/23 12:09. Atualizada em 23/05/23 12:47.

Evento reuniu participantes da Cidade de Goiás e Distrito vizinho

A Universidade Federal de Goiás – Câmpus Goiás realizou no dia 17 de maio, mais uma edição do Espaço das Profissões. O evento tem como propósito apresentar aos estudantes do Ensino Médio os oito cursos que o câmpus oferece, oportunizando um primeiro contato dos estudantes com a universidade. Além dos estudantes da Cidade de Goiás, a UFG - Câmpus Goiás recebeu um grupo vindo da Colônia de Uvá, distrito localizado a 35 quilômetros de distância.

Ep 2023 foto 1
Espaço das Profissões 2023 da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás. Fotografia por: Bruna Marcela.

Para a estudante Kássia Brenda de Sousa Fernandes, do 3º ano do Ensino Médio, sair da Colônia de Uvá, e vir conhecer a UFG - Câmpus Goiás foi uma oportunidade de ter certeza sobre a escolha em cursar o Bacharelado em Direito. “O que eu mais gostei foi a dinâmica do curso de Pedagogia. E também as dinâmicas dos cursos de Direito e Administração. É bom para clarear sobre o curso que a pessoa quer fazer”.

Ep 2023 foto 3
Espaço das Profissões 2023 da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás. Fotografia por: Eduardo Giavara.

Já para o estudante Luiz Fernando Miranda de Moraes Prada, que cursa o 3º ano na COOPECIGO – Cooperativa de Ensino da Cidade de Goiás, esse primeiro contato com a UFG foi a oportunidade para que ele escolha qual curso irá estudar. “Achei bacana. Arquitetura é massa, bem ampla. Gostei do PET (Programa de Educação Tutorial) também. Eu gosto de mexer com gente e gostei mais desses espaços”.

Ep 2023 foto 2

Para a edição desse ano, a segunda presencial após o período de pandemia, a coordenação do evento criou um game para que os visitantes respondessem perguntas sobre o Câmpus Goiás. Uma das idealizadoras da atividade, a servidora da COGRAD, Vanessa dos Reis Xavier, acredita que o desafio do Espaço das Profissões é como incentivar os estudantes a visitarem os diversos espaços. “Considerando que na graduação nos tornamos pesquisadores e uma característica importante é ser investigador(a), lançamos o seguinte desafio: identificar, a partir das charadas e dicas, em quais salas no Câmpus estariam cada curso/departamento e os(as) estudantes divididos em grupos saíam por toda a nossa estrutura investigando. Foi como uma caça ao tesouro, das oportunidades oferecidas pela UFG Câmpus Goiás e, ao final, os(as) estudantes foram presenteados com uma medalha do Espaço das Profissões”. O Espaço das Profissões é um projeto de extensão que abrange toda a sociedade, mas seu foco principal são os estudantes do ensino médio.

Ep 2023 foto 4
Atividade foi desenvolvida com estudantes do Ensino Médio, o game do Câmpus Goiás no Espaço das Profissões 2023. Fotografia por: Bruna Marcela.

Fonte: Geandra Avelar