Ybipitanga abre cadastro contínuo para o projeto
Confira os pré-requisitos e possibilidades de bolsas
YBIPITANGA é um projeto de extensão e cultura do Câmpus Goiás da UFG de desdobramento do Escritório de Arquitetura Vernácula e Popular, que visa o acompanhamento da realização de pequenas obras. As características construtivas peculiares desse tipo de obra exige domínio técnico específico para que as intervenções a serem realizadas não causem danos à edificação nem aos valores que ensejam sua preservação.
Com o intuito de expandir o contato de discentes com o ambiente de obra, o projeto permite ampliar a rede de contatos com profissionais da construção civil, moradores, podendo mediar situações de demanda técnica de famílias residentes nas áreas tombada e de entorno na cidade de Goiás, frente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), cujos imóveis apresentam arcabouço de técnicas construtivas tradicionais.
As normatizações de áreas urbanas tombadas exigem que qualquer intervenção em imóveis tombados seja regularizada junto ao IPHAN, situação a ser assessorada e mediada pela equipe técnica deste projeto. Um outro desdobramento desta atividade permitirá que sejam levantados os trabalhadores de construção civil que atuam com técnicas construtivas tradicionais.
A equipe do Ybipitanga torna público os formulários para cadastro contínuo de bolsistas/voluntários discentes de Arquitetura e Urbanismo, do Câmpus Goiás, e de pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo que se interessem em colaborar com o projeto. Lembramos que, por se tratar de um projeto de extensão, há certificação e validação de horas, além da possibilidade de creditação de estágio obrigatório.
VAGAS
As vagas são destinadas aos estudantes que se interessem em, eventualmente, compor o quadro da equipe com a possibilidade ou não de remuneração, a depender da demanda de trabalho, que consiste em: metodologias de projeto arquitetônico de intervenção em bens tombados, inventários, levantamentos, acompanhamento de obras, entre outros.
Também aceitaremos cadastro de pesquisadores graduados em Arquitetura e Urbanismo, com possibilidade ou não de remuneração. Havendo disponibilidade para preenchimento de vagas, entraremos em contato com as pessoas cadastradas a fim de verificar e pactuar as condições da vaga (remuneração em função da captação de recursos, designação de atividades, etc) e então daremos andamento aos trâmites de vinculação.
CADASTRO
O cadastro é realizado via formulário digital, onde estão inseridos os pré-requisitos para cada especialidade.
Para acessar o Cadastro discente, clique aqui.
Para acessar o Cadastro de Pesquisador Graduado, clique aqui.
Categorías: Noticias